Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


domingo, 2 de dezembro de 2012

A Pérola do Atlântico

Sabe quando você tem um fim de semana disponível e resolve que vai viajar, mas não sabe muito bem para onde quer ir? Então começa a procurar lugares baratos para conhecer, garimpando nos sites da Ryanair, eDreams e EasyJet, por exemplo... Foi assim que eu e uma amiga escolhemos a Madeira como destino. Mal sabia eu que ficaria apaixonada pela ilha! 

Foi uma viagem, por assim dizer, sem muito planejamento... tínhamos apenas algumas dicas anotadas num pedaço de papel e lá fomos nós! 
A ilha tem clima temperado, então logo na chegada já sentimos o calor... e como é bom sentir calor! Aprendi que lá o clima é bem ameno, sem grandes variações durante o ano, temperatura média de 20°C! E o terreno muito acidentado, cheio de descidas, subidas e muitas curvas, cria a cada instante um miradouro para o maravilhoso mar de águas azuis! 


vista da cidade


cachoeira "véu da noiva"






























Arco-íris SEMPRE






Como estamos no inverno, perto das montanhas mais altas havia sempre muitas nuvens e uma garoa fina caía em vários momentos do dia, mas nada que atrapalhasse o passeio. E o melhor de tudo é que isso garantia um espetáculo à parte: um arco-íris de cores intensas quase fixo no céu todos os dias! Maravilhoso!







A Madeira também tem sabores inesquecíveis! No mercado municipal é possível ver e provar  algumas das iguarias da ilha. Recomendo os maracujás de várias cores e tamanhos, todos doces e caros! A Brisa, refrigerante de maracujá feito na ilha, também merece degustação bem gelada!
Uma visita ao jardim botânico é quase obrigatória, talvez não pelas flores ou pelo viveiro pássaros, mas sim pela incrível vista da cidade!


Mercado de frutas típicas




Jardim Botânico


Para turistar:
O aeroporto é distante de Funchal, a principal cidade da ilha, então a dica é pagar pelo Aerobus. Comprando ida e volta, paga-se 7,50€ pelo transporte até a cidade. Prepare-se para as subidas! A ilha, de origem vulcânica, tem muitas ladeiras - e quando eu digo muitas, entenda MUITAS MESMO e muito íngremes também! Então usar um meio de trasporte é indispensável. Eu sou fã dos ônibus de turismo, que levam a gente onde é importante, oferecem explicações sobre os principais pontos, e possibilitam descermos onde acharmos bonito, quantas vezes quisermos! Em Funchal o transporte público também é uma ótima ideia. O bilhete para usar à vontade por 24 horas fica em 4,40€!
Para chegar ao Jardim Botânico há duas opções: o teleférico, muito charmoso e com uma vista panorâmica da cidade, que custa 30,00, ou o autocarro, sem muito glamour, no valor de 1,90 a passagem unitária. 
Para chegar nas piscinas de Porto Moniz use os autocarros da Rodoeste, mas verifique antes os horários das partidas e fique atento, pois nos fins de semana há apenas um autocarro de manhã para ida e um no fim da tarde para voltar!  
Grutas formadas pela lava!

Quem quiser fazer conhecer as grutas de São Vicente pode fechar negócio com uma das muitas excursões para turistas até a porta do centro de vulcanismo. Leve um casaco com capuz, pois dentro das grutas é frio e há muito gotejamento! 

Não deixe de experimentar: peixe espada com banana, bolo do Caco, vinho da Madeira, poncha não gostei, Brisa de maracujá e a cerveja Coral.

Por mais frio que esteja em Portugal ou no seu local de partida, leve seu biquine na mala, na Madeira a água do mar é quente!!! FicaDica


Funchal, incrivelmente LINDA!

15 comentários:

  1. Olá Mariana,
    Vc fez essa viagem em qual empresa aérea?
    Pagaste quanto de aero?
    Lindas as fotos. Estou em Lisboa e já queria conhecer Madeira, agora com o post me deu mais vontade ainda. Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI,
      comprei passagens pela EasyJet, paguei 70 euros. Mas se comprar com mais antecedência consegue preços melhores!
      A Ilha é mesmo linda e os créditos das fotos são todos para minha amiga Cris!

      Excluir
  2. Olá Mariana!
    Parabens pela iniciativa do blog,
    que bom poder viajar bem e com preço justo,
    nossa,estou sonhando em começar logo a viajar desta forma.
    vou para portugal agora em dezembro
    antes do natal,
    e minha familia acha que estou muito,mas muito louca,
    de ter tomado tal decisão,acham que vai dar errado em todos os sentidos.
    mesmo com a tal crise,graças a deus
    meu trabalho me permite estar longe do brasil,
    então não sou a tipica atras de tirar a vaga de ninguem,(e as famosas outras coisas)
    tenho algumas duvidas gerais,
    e gostaria de poder lhe perguntar,(não são tão agradaveis,mas enfim reais)
    caso voce possa me responder,
    desde ja estarei mega agradecida,
    só para adiantar o panorama da situação;
    filha de pai e mae portugueses,
    passaporte portugues,
    casa da avo,(abençoada falecida),vai me servir até encontrar o ape que quero comprar,vi um em santa marinha,que to apaixonada...espero que não seja uma roubada.
    cara de portuguesa,branquela cabelo escuro,e até com a tal historia que eles insistem em dizer(tem nariz de portuguesa)...afff cada coisa.
    e nome de portuguesa,Jacinta (nem faz ideia da situação,ser uma Jacinta em um brasil)
    de portuguesa faltou só o sotaque,o resto a familia arranjou.
    gostaria de lhe perguntar algumas coisas,
    -sobre a historia dos imoveis 1/3 do preço do brasil,(ape de 300 no brasil 100 no porto...será?)
    -o custo de vida metade do valor,(inneov 120 no brasil,50 em portugal...ai até me doi,saber uma dessas...)
    -a questão da segurança ( meu principal motivo de sair do brasil,agora não é mais privilegio de rico ser assaltado,qualquer classe ta na mesma)
    (arrastão no cinema do shopping iguatemi,casa vazia depois de voltar de viagem,bala perdida da frente do MC da paulista...(só louco pra achar que dá pra viver isso)
    -e o transito nem se fala,6 horas por dia,a ponto de ir do carro pro cardiologista,será que em gaia e porto tambem é este transito infernal?
    -uns amigos me disseram,não vá pra lisboa,aquilo tá uma mistura de rio com são paulo,tem todos os perrengues que as duas tem,vá para o norte,e ca estou,em mil duvidas,Gaia,Porto e até Viana já pensei.
    -e o frio,minha mae acha que eu vou,morrer/morrer/morrer,de tanto frio,que não vou sair de casa,a agua da torneira vai congelar,a estrada vai estar escorregadia...
    -fora as malas,to no mega dilema,arrisco pagar fortuna e enviar pela tap com risco de ser extraviada,ou vou ter uma mega ataque de feng shui, do tipo dragão chines...sabe e tacar fogo no que tenho,e ir toda desapegada,quase uma monja toda chique,com uma malinha de mão de 5 kg...

    ja em clima lusitano,

    atenciosamente,com os melhores cumprimentos (acho esta formalidade tão chique!)

    Jacinta,

    Dá caotica São paulo,rumo ao Norte...
    deus queria e fatima tambem (afinal melhor ja pedir pra santa local)



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacinta, sinto que você esta com muuuiitas dúvidas!
      Me add no face que a gente consegue conversar melhor, aqui seguem algumas respostas...
      Preço de compra de imoveis: não sei... só sei a média de alugueis um apê no centro do Porto T1 fica em média 400e
      Custo de vida: eu gasto 30e de energia, 10e com água, 30e com internet, 50e por semana no mercado.
      Segurança: o Porto é bem tranquilo, claro que eventualmente podem ocorrer assaltos, mas principalmente furtos.
      Transito: não tem transito aqui não! eu uso só minha bike e o metro para ir a todo lugar.
      Inverno: prepare-se é bem frio, e a umidade (do mar e o Douro) torna a sensação térmica ainda pior.
      Malas: depende... Se você tem não tem intensão de voltar ao Brasil, acho que vale a pena trazer o que puder! Mas acho que existem formas mais baratas (por navio) de mandar suas coisas, se forem muitas!

      Excluir
    2. Olá Mari,
      obrigada pela atenciosa resposta!
      não tenho face,tenho apenas e-mail,
      mas voce foi muito legal em me responder tanta coisa,muito obrigada!!!
      que bom saber que o que ganho com meu trabalho,mesmo que em reais,
      vai me render muito mais em gaia do que são paulo,pelo que pesquisei e pelo que voce ajudou a confirmar,realmente o custo de vida é mais baixo.
      e se tem segurança e transito tranquilo,minha nossa,então vou pro ceu,(comparado a sp neste momento),que bom saber que realmente eu estou indo para um lugar com estas condiçoes.
      quanto ao que vc mencionou do frio,o ape que estou doida pra comprar fica bem frente ao douro,(e que de la torna o tempo mais frio),isso o corretor não falou né...o esperto só falou que fica a 10 minutos do tal shopping arrabida,que é um bom predio sem nenhum comercio,casas,nem predios vizinhos por perto,pois é area isolada,que a vista é bonita e tal,mas o frio de rachar ele nem sequer disse nada.
      o capitulo malas,é uma tortura,pois me falaram pra mandar de navio,mas não tenho menor ideia que empresa contratar,confiar que tudo chegue,dizem ser uma burocracia do cão,e sapato,meu deus...tenho milhares,o pior é que cada mala de 32 kg cabem apenas 12 pares,não pelo peso,mas sim pelo volume,e me livrar de peças na maioria criadas por mim,afff que tortura.
      a passagem,comprei só de ida,e achei um absurdo ser o mesmo preço do que seria ida e volta,empresas deveriam cobrar a metade,mas sacanagem,cobram o valor total...e não encontrei nenhuma empresa com voo direto para o porto,todas com escala na espanha ou lisboa,(o que aumenta possibilidades
      de mais atrasos,e mais mala extraviada)
      obrigada pelas sua dicas,
      vou tentar contratar um guia local quando chegar,
      para me ajudar com questoes do dia a dia,
      para que eu não perca muito tempo,
      sabe aquelas coisas,
      do tipo,indicação de dentista/dermato/manicure/academia/plano de saude/taxista de confiança-para emergencias/mercado/farmacia,
      já morei fora 3 vezes,e sei o quanto é duro chegar num outro país,
      e até criar toda esta rede de contatos necessarios,vai tempo e dinheiro,e como não sou uma herdeira dos jardins ,nem filha de sheik dos emirados,meu money é sofrido,então não posso dar bobeira,tenho amigos que acham que é só ter cabeça positiva,que ao chegar tudo se arranja num estalar de dedos,tudo facil...mas, comigo nada aconteceu nem acontece assim,então lá vou eu atras de contratar um guia local,pra me ajudar a poupar tempo e dinheiro.

      Jacinta.

      Excluir
    3. me escreve por e-mail que fica mais fácil para eu te ajudar!
      marybalaton@hotmail.com

      Excluir
    4. Jacinta, fique um tempo na cidade, até se ambientar e conhecer a cidade, para depois escolher onde quer morar definitivamente! Corretor tem sempre aquela "conversa de vendedor".
      A unica empresa que tem voo direto de sampa para p Porto é a TAP. Você pode comprar a passagem com data de volta "aberta" assim usa quando for fazer uma visita ao Brasil, essas passagens são um pouquinho mais caras, mas eu acho que vale a pena!
      Quanto às malas... coloque roupas entre e dentro dos sapatos assim vc aproveita melhor o espaço nas malas. quando estiver fazendo as malas tire fotos, assim fica mais fácil pedir reembolsos (caso necessário).
      Não sei te indicar um guia, mas quando chegar me avisa que a gente dá umas voltas juntas!

      Excluir
  3. Uau!!!! As fotos ficaram incriveis..Mas impossivel nao ficar, com um lugar lindo!!

    Com toda certeza eu irei a Funchal...

    Voce ficou quantos dias la? Tem dica de hospedagem?

    Sera que dois dias sao o suficiente?

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca, as fotos são da minha amiga Cris!
    Dois dias só para funchal são suficientes, se puder fique três, você precisaria de mais um dia para conhecer as piscinas de Porto Moniz e um dia para conhecer as grutas em São Vicente!
    Fiquei no Residencial Vila Camacho, era um pouco longe do centro, mas autocarro de turismo passava em frente e também usamos os autocarros da cidade!

    ResponderExcluir
  5. Ola, depois de ler seu post fiquei com vontade de incluir a Madeira nos meus planos. Pesquisei passagem e saindo de Lisboa (onde moro) está realmente com preço atraente.
    Sobre hostel, alimentação e o passeio de barco na gruta... como sao os preços?
    Penso em 2 noites la, será q é o suficiente?
    Ainda não tenho ideia do valor total dessa pequena viagem.... rs

    Beijinhos, Thaiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiane, eu recomendo muito a Madeira!
      Eu fiquei lá 4 dias e gastei 200e (sem luxos e poucos presentes).
      Recomendo que fique 2 dias em Funchal, 1 dia para as piscinas de Porto Moniz e 1 dia para as Grutas de São Vicente.

      Excluir
  6. Oi mari... adoro seu blog! me escrevi pelo ciencias sem fronteiras, e ja fui selecionada pela universidade que fez uma seleção interna... não vejo a hora de saber o resultado do CNPq e poder conversar muito com vc sobre Portugal!! fica bem :)

    ResponderExcluir
  7. Quem bom que gosta do blog!!! Espero que sua aprovação do CNPq saia logo!! beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)