Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PUC-SP x FCUP

Enfim, posso dizer que minhas “obrigações” no Porto acabaram. A chegada do Carnaval significa fim da época de exames e início de um novo semestre letivo. Agora chegou o momento de me preparar para voltar ao Brasil – mas, mais do que isso, também é hora de avaliar minha passagem pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Se eu gostei? Muito. A FCUP me proporcionou experiências que a PUC-SP não poderia, tive aulas no maior hospital de oncologia do Porto, com professores premiados, conheci de pertinho a rotina de um departamento de medicina nuclear, e isso não tem preço, é talvez o mais valioso que levarei comigo para o Brasil.
Se eu aprendi novas coisas? Muitas, dentro e fora do mundo acadêmico.
Se eu saio do Porto satisfeita? Depende... colocando na balança tudo o que me aconteceu aqui, todo o crescimento pessoal, todas as amizades, tudo o que aprendi, todos os lugares que conheci, não há dúvidas de que a resposta seria SIM. Mas falando em termos acadêmicos, NÃO.
A estrutura didática das universidades portuguesas é muito diferente das nossas. No Brasil somos constantemente cobrados, são provas, seminários, atividades, listas de exercícios – estamos o tempo todo sob a pressão das datas de entrega de trabalhos e pesquisas. Estudar é uma obrigação constante. E os professores cobram o raciocínio lógico e crítico. O resultado disso é que chegamos ao final do semestre precisando de apenas alguns pontinhos para “passar” ou apenas querendo aumentar a média.
Em Portugal, as aulas são meramente expositivas e interromper o Sr. Professor Doutor é gafe das grandes! Guarde suas dúvidas para o horário de atendimento! O professor fala e os alunos copiam tudo loucamente sem ter tempo para pensar sobre o que está sendo dito. Raramente algum professor oferece avaliação “por frequência”, que são provas intermediárias, com parte do conteúdo. O tradicional e indicado pela FCUP é fazermos apenas uma prova, o exame, onde é cobrado todo o conteúdo do semestre. Quem não consegue a média no exame pode fazer o pedido do recurso – ou seja, um novo exame. E quem acerta acima de 81% do exame deve defender sua nota numa prova oral. O resultado disso é que no final do semestre o volume de estudo para cada matéria é imenso, mesmo que seja só para revisar!
Eu não consegui o aproveitamento que queria nas cadeiras que cursei, as provas são muito extensas, e depois da terceira hora de prova eu já não conseguia mais raciocinar tão rapidamente, sentia-me cansada e acabava perdendo muito tempo na resolução das questões. Definitivamente, não me adaptei ao estilo português de avaliação. Em contrapartida, também penso que quando um português faz Erasmus, (intercâmbio) no Brasil deve achar uma loucura toda aquela cobrança, todos aqueles trabalhos e provas.



Obs.: Vale lembrar: por mais desesperadora que seja sua situação, nem pense em colar. Aluno que é pego fraudando o exame é imediatamente expulso da UP!

21 comentários:

  1. Total verdade, Mari! Prefiro muito mais a nossa "loucura" brasileira do q o stress na época de exames!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi "Anônimo", a foto foi garimpada no Google! Eu nunca vi alguém colando nos exames por aqui!

      Excluir
  3. Eu senti isso no fim do semestre aqui. Sou muito mais o estilo Brasil de ensino. O que nos falta é estrutura e um pouco de mudança no pensamento tanto de alunos como de professores.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber desses detalhes, hehe.

    Elder Ferreira, O Epitáfio

    ResponderExcluir
  5. Olá, você ficou quanto tempo estudando por aí? Conseguiu ser aprovada nas matérias que cursou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícios, eu estou a um ano no Porto, e este semestre tive uma reprova.

      Excluir
    2. O que acontece se você reprovar e mesmo na "recuperação" for reprovada? Existe alguma penalidade? Vai ter que devolver algum dinheiro pra capes? hehe

      Excluir
    3. Elder, sou do primeiro edital CNPq, no meu caso não é preciso devolver dinheiro, e sim justificar o porque da reprova. Mas há muitas diferenças entre os editais, então é melhor conferir o seu!

      Excluir
  6. Olá, bem legal seu blog, muito útil! Aproveitando a pergunta de cima, que curso vc está fazendo ai na FCUP e quais disciplinas vc cursou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wallace, eu sou da física médica, cursei cadeiras do mestrado, bastante específicas da minha área e também mecânica quântica, física de partículas, astronomia, electromagnetismo.

      Excluir
    2. Nossa, que legal, não sabia que cursar cadeiras do mestrado era possível. Sou do bacharelado em física, algumas dessas cadeiras que vc disse ainda tenho que fazer. Obrigado pelas informações!

      Excluir
    3. é possível sim Wallace, mas veja os pré requisitos antes e saiba que são cadeiras mais difíceis!

      Excluir
  7. Bom dia, estava pesquisando sobre estudo em Portugal e encontrei seu blog e achei mt interessante, quem sabe vc pode me tirar umas dúvidas. A questão é o seguinte, tenho um filho de 18 anos que já está cursando faculdade de direito em SP na Faculdade Getúlia Vargas, ele é bolsista, essa faculdade é mt conceituada, acho que vc conhece, não foi nada fácil conceguir essa bolsa pq onº é mt limitado, durante os vestibulares ele se inscreveu pra ganhar um bolsa em Portugal tbém e nessa semana ele recebeu um email da Faculdade de Algarve - Campus da Penha - Faro pra cursar Gestão de Empresas, podendo usufruir de uma taxa acadêmica redusida de 1000 euros, com direito à moradia, ele está empolgado, mas eu como mãe pergundo será que vale a pena deixar uma faculdade renomada aqui no Brasi pra èstudar em Portugal? essa Faculdade tbém é uma Faculdade renomada, sem falar dos gastos que teremos, ele fala em trabalhar para ajudar mas eu li suas respostas sobre o mercado de trabalho que não são nada boas e tbém se tme que estudar o dia inteiro como vai trabalhar, queria saber se vc pode me falar sobre essa Faculdade e saber sua opinião tbem, ficaria mt feliz em receber uma resposta sua , meu nome é Selma, sou apenas uma mãe aflita querendo ajudar seu filho. um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma, realmente uma decisão difícil... As duas faculdades são ótimas, eu não saberia dizer qual escolher!
      Mas digo, que a experiencia de viver no exterior é única, entretanto, levem a questão financeira em conta, é muito difícil um estudante conseguir trabalhar para se sustentar, e por mais que ele tenha a moradia na faculdade, terá outros gastos, além é claro da taxa acadêmica.
      Se a situação financeira não permite que sua família arque com os custos para que seu filho faça toda a faculdade em Portugal existem vários programas de intercâmbio com bolsas, assim ele terá a experiência de viver no exterior e não perde a bolsa de estudos que já tem no Brasil!

      Excluir
  8. Olá, tenho uma dúvida. Estou cursando o quarto semestre de tecnólogo em Radiologia. Estamos pensando em morar aí no Porto. Trancando minha matricula aqui. Há possibilidade de continuar á estudar aí na universidade do Porto? Ou teria que prestar novamente o vestibular aí?

    ResponderExcluir
  9. Olá boa tarde, estou com uma dúvida, estou cursando o quarto semestre de tecnólogo em Radiologia aqui na Estacio ( Brasil ). Minha familia está pensando em morar aí no Porto. Eu trancando minha matricula poderei da continuidade na faculdade do Porto? Ou terei de começar do Zero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, poderá continuar sim, talvez tenha que fazer uma adaptação do currículo. ë bom vc já entrar em contato com as faculdades que tem o seu curso e ver as disciplinas que você já cursou, quais são diferentes, essas coisas.

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)