Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


domingo, 29 de julho de 2012

FCUP

O final do semestre chegou e eu estou de férias!!! Estou em Dublin para aprimorar meu inglês, afinal como, vocês viram aqui, algumas aulas são em inglês, e como já ficaram sabendo, aqui, com uma super promoção vou pagar baratinho pelo curso de inglês!
Depois desses quase 5 meses de vivência no Porto, posso fazer uma pausa para avaliar  o maior objetivo dessa aventura, FCUP!

Acredito que o sistema de ensino, não sei se português ou da FCUP, tornam as coisas mais difíceis.  Somos bombardeados com aulas cheias slides em Power Point, livros inteiros são explicados em 1 ou 2 horas de aula e comentados no site da faculdade como “conteúdo já trabalhado” .  Passamos o semestre meio soltos, sem cobranças ou provas, nem se quer um trabalho ou um seminário (exceto para aulas práticas). Depois somos avaliados numa prova com duração de 3:30h com questões detalhistas!!
Em alguns momentos senti falta de pensamento crítico e análise física do que se está a calcular. Afinal, física pra mim é muito mais que fazer contas e deduções matemáticas, não que elas não sejam importantes, mas aprendi no Brasil com meus amados professores da PUC-SP a pensar fisicamente, raciocinar o porquê de cada coisa, antes de sair deduzindo equações imensas.
E muitas vezes entender um experimento histórico porque foi realizado, e tudo que aconteceu de errado até chegar à conclusão, pode ser muito mais importante do que saber deduzir suas equações ou obter um resultado satisfatório em uma simulação!
Conheci muitas pessoas, de muitos lugares do Brasil e do Mundo, vi pessoas deixarem o Porto dizendo que foi o melhor tempo de suas vidas, mas também vi pessoas que querem simplesmente esquecer tudo que se passou aqui e voltar para suas casas e famílias!
Houve quem a todo custo quis renovar a bolsa de estudos ou o aceite na Universidade para ficar mais um semestre, mas há também aqueles que mesmo com a aprovação para o próximo semestre chegaram à conclusão que devem partir!
Viver longe de casa é sempre difícil, há dias em que a saudade corrói o peito e a dor torna-se física.
Viver uma cultura diferente da sua todos os dias é um desafio, tudo que você aprendeu desde miúdo (pequeno) muitas vezes aqui não serve para nada! E adaptar-se também não é tarefa das mais fáceis!
Como tudo na vida, há o lado bom, mas há também o ruim, a FCUP é uma grande faculdade, muito renomada aqui na Europa, sei que o desafio será ainda maior no próximo semestre, mas eu vou continuar, e acho mesmo que no final quando eu puder olhar pra trás, verei muitas vitórias.

23 comentários:

  1. e como foi nas provas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola " anônimo"
      Eu gostei do meu rendimento! Recebi até elogio de um dos professores!
      Tive que estudar muito, principalmente nas ultimas semanas, mas o resultado valeu o esforço!

      Excluir
  2. Mais uma vez, parabéns pelo blog, Mariana!

    Queria saber uma coisa... quantas disciplinas você pegou aí? Tô querendo pegar 5 ou 6, mas não sei, por conta desse sistema diferenciado... dá pra terminar tranquilo, ou você acha q eu devo pegar menos?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz 25 ECTs, (na física o máximo são 27 ECTs) que são é a forma dos europeus contarem os créditos levando em consideração a dificuldade da disciplina e tempo de estudo extra que você deverá dedicar além das aulas!
      Quantas matéria você deve fazer... dependo seu seu objetivo!
      Se quiser viajar, curtir faça 15 ECTS! Se quiser tirar o melhor da UP faça entre 22 e 25 ECTs!

      Excluir
  3. Olá, Mariana! Parabéns pelo blog, deu pra ter uma ideia da vida que você tem aí em Portugal :} Quando eu for em setembro também quero começar um pois a maior dificuldade que eu tô tendo agora é em achar depoimentos de quem já foi pra acalmar meus pais. xD

    Aproveitando o coment, eu queria pedir [se puder] pra você fazer um post contando como foi quando você chegou, tipo o que você fez quando botou o pé no país e como foram os primeiros dias de adaptação e comunicação com a família. Vai ajudar a mim e a muita gente :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Manu!!!!

      Um dos primeiros posts é fala sobre esses primeiros dias, chama-se "cheguei e agora".
      Sobre a comunicação com minha família, uso o skype sempre!! Você compra um pacote por $33 reais, e pode ligar para qualquer telefone fixo do Brasil, qualquer DDD!!! Sem limite de minutos! E tanto meu pai como minha mãe já sabem usar o skype e conversamos por vídeo. o que ajuda muito com a saudade!!!

      Excluir
    2. Mariana, onde achou esse plano do skype? Estou procurando e não encontro... =/
      Obrigada!!!

      Excluir
    3. Esta aqui o link:
      http://www.skype.com/intl/pt-br/prices/pay-monthly/#BR

      Excluir
  4. Oi Mariana, tudo bem? Seu blog é ótimo e ajuda muito a quem esta indo para Portugal por agora :)

    Vc poderia comentar sobre os seus gastos? Se a bolsa do CsF dá tranquilamente pra sobreviver ai? Aluguel, luz, internet... essas coisas..
    .
    E sobre quais aparelhos eletronicos interessantes (celular, camera, notebook, tablet) vc adiquiriu ou pensar em comprar!!

    Obrigadaa...
    Bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI "anônimo" que bom que gosta do blog!!!
      Gastos... bom eu gasto cerca de 50e. por semana no mercado, pago 10e na conta de água, 20e na conta de energia, mas 30e pela internet!
      O aluguel vai depender um pouco de onde você vai morar! Eu moro sozinha mas longe da facul e do centro da cidade! pago 280e. Um apartamento perto das faculdades pode custar até 500e!
      Um quarto pode custar de 250 a 100e dependendo da localização!
      Os eletrônicos são em média 20% mais barato, porém, é muito difícil encontra-los bi-volt, já que em Portugal tudo é 220V. E também é muito raro uma loja que faça parcelamento!

      Excluir
    2. Outra dica, os pagamentos do CNPq atrasam, e muito!!!!
      Tenha sempre uma reserva financeira!!!

      Excluir
  5. Obrigada as informações, Mariana!

    E eu queria saber só mais umas coisinhas: quando você chegou em Portugal, o que você precisou comprar de emergencial, assim, na hora? Já estou pensando no que irei levar na mala e quero saber o que posso evitar levar pra comprar lá, mas só o que for mais necessário!

    E o que o hotel ofereceu pra você? Tipo, alguns utensílios como panelas, talheres (é 1 ano, não ficaremos almoçando em restaurante todo dia né?) e lençóis.

    E quanto a remédios? Em Portugal eu vou precisar procurar por remédio para cólica certeza além de outras coisinhas de mulher xD

    Mais uma vez, obrigada por responder os coments (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hostel que fiquei tinha tudo que era necessário para cozinhar!
      No apartamento que aluguei comprei só algumas coisa que faltavam,como um escorredor de louça! Se quiser traga uma panela de pressão para cozinhar feijão, aqui essas panelas são super caras!
      Se você toma remédio para cólica tipo "atroveram" não precisa de receita. Eu coloquei na minha mala de despachar 4 caixas de "pontan" e 13 cartelas do meu anti-concepcional (que é específico para mulheres com anemia persistente). acompanhados de receita em Português e inglês!

      Excluir
  6. Mariana você está de parabéns pelo Blog estou ainda tentando uma bolsa
    mas vc sanou muitas dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!
      É muito bom saber que gosta do blog!!!

      Excluir
  7. Oi Mari, meu nome é Pedro!
    Vi que você comentou que o CNPq atrasa os pagamentos. Qtos dias em média?
    Parabéns pelo blog e continua forte ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pedro!

      Meu primeiro pagamento (trimestre) atrasou mais de um mês, o segundo 21 dias!
      Então recomendo que faça uma reserva financeira para não passar aperto!

      Excluir
  8. Fernanda, as passagem a gente tem q comprar com nosso dinheiro e é reembolsado depois? Eles pagam por trimestre? Os 3 primeiros meses a gente sobrevive com nosso dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "anônimo", não sei quem é a Fernanda a quem você faz a pergunta, mas segue a resposta:
      O CNPq paga ao estudante ainda no Brasil e em reais, o dinheiro referente a passagem , plano de saúde, aux instalação e as três primeiras mensalidades. No país de destino você abre uma conta bancária e receberá as outras trimestralidades.

      Excluir
  9. Oi Mari,

    Meu nome é Jonas, sou aluno da UNIFEI.

    Parabens pelo seu blog ... Curti muito as suas dicas =)

    Queria saber sobre os cursos de inglês. Como é essa super promoção para o curso de inglês? Meu inglês não é muito bom, logo queria algo mais para iniciante sei lá.

    Se puder me add no facebook ficarei muito agradecido.
    https://www.facebook.com/Jonas.Douglas

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Oi Jonas, Eu estudei na Irlanda a escola chama Seda,a escola tem aulas para vários níveis, até para os mais básicos! Eu gostei do curso achei que valeu muito e tempo que fiquei por lá!
    Comprei uma promoção no Groupon de Portugal, essa história em conto no post "groupon + ryanair = Dublin".

    ResponderExcluir
  11. Oi Mariii,
    Adorei seu blogs Eu vivo em Dublin 4 anos , mas quero estudar em Portugal
    voce acha muito dificil entrar em uma universidade ae ... se é muito caro..
    porque aqui em Dublin estao muito caras sabe ..unica coisa que segura mais aqui
    é o trabalho ..ta tambem dificil ... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Para fazer o curso completo em Portugal vc deve fazer o concurso nacional (vestibular daqui) os pagamentos sao semestrais e na UP cerca de 1000 euros.

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)