Desde que cheguei percebo as diferenças culturais que existem entre os brasileiros e os portugueses. Aqui tradições são muito mais enraizadas nas pessoas e no dia a dia delas! E uma das mais antigas tradições acadêmicas é a Praxe que existe desde que as faculdades existem!
A Praxe é um grupo de alunos que segue uma série de regras e tem o direito de vestir o traje acadêmico!
No bom português, passam pelo trote, que é bem mais rígido e humilhante que no Brasil e dura 1 ano todo!
Vestir o traje é carregar consigo séculos de história da sua faculdade! Mas... não pense que qualquer um pode andar com esse traje sem provar que é merecedor! Para ter essa honra é necessário ser praxado!
Os caloiros ( isso mesmo, bixo aqui é caloiro com "i") passam por essa fase cheios de brio, pois para eles vestir o traje é motivo de muito orgulho. Não gosto dos trotes que a praxe aplica, mas entendo a tradição. Muitas vezes o pai, mãe ou avô do caloiro foi da praxe e ainda tem seu traje aguardado para usar junto com ele na queima das fitas!
|
Traje acadêmico da Universidade do Porto |
A queima das fitas é a maior festa acadêmica de Portugal! Dura uma semana e celebra principalmente a formatura!
Festa de formatura por uma semana, no país inteiro... nada mau hein! Todos os dias da semana temos atividades cheias de tradicionalismo!
Uma delas é o cortejo! Quem faz a abertura do cotejo são os ex-alunos que tiram do armário as suas capas, e cheios de orgulho iniciam o percurso!
|
Ex-alunos iniciando o cortejo |
Cada faculdade prepara um carro alegórico (estilo trio elétrico), os caloiros usam fantasias engraçadíssimas, os outros alunos carregam suas pastas cheias de fitas e os finalistas (formandos) usam uma cartola e bengala da cor tradicional da sua faculdade.
|
Finalistas da Faculdade de Ciências, onde eu estudo! |
Para parabenizar e desejar sucesso para o finalista pegue a bengala dele, espere que ele se ajoelhe e dê lhe 3 bengaladas na cartola!!! Sim, isso mesmo 3 bengaladas bem dadas!!!
|
Bengalada nos finalistas de engenharia |
|
Mais bengaladas nos engenheiros |
No final do cortejo já no queimodromo (se no Brasil temos sambódromo, aqui vamos ao queimodromo) queime suas fitas e para cada fita faça um pedido!
Todas as noites no queimodromo têm um show ao vivo, bancas de comida típica e várias tendas com músicas de vários estilos!
As atividades da “semana da queima” vão até o domingo 12/5 mas eu que não faço questão de tantas tradições, vou aproveitar esses últimos dias de folga para passear um pouquinho!!!
Faça o favor de voltar com um traje desses mocinha! =)
ResponderExcluirElaine Laier
Estou amando o seu Blog!! Uma iniciativa bem bacana! e faço minhas as palavras da Elaine..bjo
ResponderExcluirQue saudade!!!
ExcluirMas poder vestir o traje acadêmico não é simples assim, não sei se vou poder levar um comigo!
Mariana nós que vamos pra lá não passamos por nada disso não né ?! e outra coisa vi a sua matéria do bandejão e queria perguntar se na parte que escolhemos uma proteina (coelho, porco e tal) sempre temos mais de uma opção ou não é aquela e pronto..
ResponderExcluirOI "anônimo" você só é praxado se quiser! Fique tranquilo quanto a isso!
ExcluirNo bandejão temos opção sim, as vezes a opção é frango assado, frango em pedaços e frango com molho. Também há sempre uma opção vegetariana!
e parabéns pelo blog está sendo de grande valia !!~continue escrevendo sempre!
ResponderExcluirAgradeço muitíssimo o elogio!
Excluir