Esta semana quem escreve para o Como estudar em Portugal é Renata Garbado, uma paranaense muito querida que esta em Aveiro pelo Ciência sem Fronteiras. Desde setembro morando na cidade que é conhecida como Veneza portuguesa, ela dá dicas bem bacanas para quem quiser passear ou até mesmo morar por lá. Já fui e garanto: é um lugar fofo, aconchegante, que merece muito uma visita!
Já que a Veneza Portuguesa não tem aeroporto, a melhor opção para chegar é de comboio. O serviço Alfa Pendular Porto–Aveiro–Lisboa é uma excelente opção. Em duas horas e meia chega-se a Aveiro vindo de Lisboa, com toda a comodidade - e, claro, por um preço maior! Mas para quem sai do Porto é possível pegar o comboio Urbano que faz a linha de Aveiro. Para esse o preço é de apenas 3€ e a viagem dura em média 1h. Outra opção para quem vem de Lisboa ou de outras cidades são os autocarros. Aveiro-Lisboa de autocarro demora umas 3 horas (com paragens).
Chegando de comboio...(de autocarro a paragem é ao lado da Ria ao pé dos moliceiros). Na estação de comboio a procure a saída do Poente da estação e você estará na Av. Lourenço Peixinho, a principal da cidade. Atravessando ela, chegará na Ria de Aveiro (é Ria mesmo! Nome dado à rede de canais navegáveis da cidade) onde há os moliceiros (barcos típicos). Caso queira fazer um passeio (se não estiver chovendo) custa 5€ e dura cerca de 45min pela Ria. Durante o passeio, é explicado um pouco da história da cidade, porque os barcos chamam-se moliceiros, além da relação da cidade com o sal.
À direita da ria chega-se à praça do peixe, que durante o dia é uma praça "normal", com lojas de artesanato e lembrancinhas, mas à noite, principalmente nas quintas-feiras, é que se tem MUITO movimento e MUITOS universitários. Bares para todos os gostos e estilos são encontrados na região. Basta localizar seu estilo e curtir a noite.
Quando estiver no final da Av. Lourenço Peixinho, à sua esquerda verá o Fórum shopping. Subindo a rua lateral do Fórum, irá chegar à Sé de Aveiro (à esquerda) e ao Museu de Aveiro (à direita), que conta a história de Santa Joana - a princesa que não queria ser princesa - e dependendo da época há também exposições de artistas locais. Dica importante: aos domingos é grátis até às 14h.
Saindo do museu à direita, se for andando vai ver muitas árvores do outro lado da rua. É a Av. Santa Joana e no final da quadra fica o Parque Dom Infante, mais conhecido por Parque da Macaca (porque lá, em tempos passados, viveu uma macaca. Hoje, onde era a jaula encontramos o estaleiro teatral). É um lugar bonito e agradável.
Se continuar pela Av. Arthur Ravara (continuação da Av. Santa Joana) pela lateral do parque, mais à frente à direita já vai estar na Universidade de Aveiro (o Campus é grande!).
Para quem gosta de andar de bike, outra opção é pegar uma buga (bicicleta) e sair pedalando pela cidade. Não tem custo. Você apenas deixa um documento seu no quiosque e assim eles têm a garantia de que irá voltar para buscá-lo e devolver a buga.
Ovos Moles! |
Comidas:
O doce típico de Aveiro são os "ovos moles". Devo confessar que nunca comi. Quero dizer... depois da visita da Mari eu experimentei. Parece um quindim. Não é AQUELAAAA coisa que você diz: "Nossa! Q delícia!”, mas é comível (Né, Mari?!)
O que eu gosto mesmo são as tripas. Mas não pensem no sentido de tripas do Brasil! Não tem nada a ver com dobradinha e coisas assim. Sempre que me perguntam (já com uma expressão de nojo, que eu também fiz na primeira vez que ouvi falar) tento explicar: tripas é um doce! SIM é uma espécie de crepe, só que não,hahaha! E como não consigo achar as palavras certas para fazer uma descrição, aí vem uma foto.
Tripas.. é mesmo uma delícia! |
O melhor lugar pra comer é do lado esquerdo da ria, perto dos moliceiros e da paragem dos autocarros. A casa se chama Tê0 Tripas de Aveiro.
Depois de “turistar” quem vem estudar em Aveiro encontrará as mesmas dificuldades em qualquer sítio desse país. As primeiras semanas éaquela correria para achar um cantinho para morar (bairros próximos a UA: Liceu, Aradas, Santiago e Alboi), quando as aulas começam é difícil entender o sotaque e o “português.pt” (ou seja, o português de Portugal com suas variações linguísticas).
Jumbo, Pingo-Doce e Lojas do Chinês aqui são a salvação dos bolsistas. Não sabe onde encontrar suas coisas? O primeiro lugar que vem em mente certamente será um desses. Fórum e Glicínias (centros comerciais) são lugares onde se pode encontrar com mais facilidade roupas e também a restauração (praça de alimentação) para quando se tem preguiça de cozinhar!
OBS: o seu principal inimigo em Aveiro será o VENTO. Nos dias de verão ele sempre é bem vindo! Mas no inverno... a sensação térmica é e será BEM diferente daquela que se vê na previsão. Fica a dica!
Olá.. muito legal a postagem! fiquei com vontade de ir pra lá.. Eu vi que voce está estudando pelo Ciencia sem fronteiras , e queria te perguntar o que está achando sobre isso, em geral, os estudos, a faculdade,as farras, a cidade.. voce ta gostando ? Voce acha que é um lugar bom pra eu prestar ? Muito obrigada desde já, Aline.
ResponderExcluirOlá Aline! Desculpe a demora, mas estava viajando e me desconectei totalmente .
ResponderExcluirOs estudos no começo eu me bati até entrar no ritmo (acho q acontece com a grande maioria).Aqui eu faço Eng. do Ambiente, as matéria q peguei as mais puxadas foram mesmo as do mestrado(que acabam sendo equivalentes com os últimos anos da eng no Brasil devido ao tratado de Bolonha.
A Universidade tem uma boa estrutura. Praticamente cada curso tem um prédio para ele. O campus é bem novo. De uma olhada no site www.ua.pt é exatamente como as fotos mostram.
Devo confessar q não sou muito de farra. Mas o pessoal q eu conheço q sempre vai nas festas(praticamente tda quinta feira - aqui o dia dos universitários sair- ou as vezes na terça nas festas ERASMUS) falam q são bem boas.
Adoro a cidade. O clima é muito parecido com Curitiba. Acho q isso me ajudou muito na adaptação. Mas acho difícil nao gostar. A cidade é bem acolhedora e aconchegante. a única coisa ruim é o vento no inverno.Pq no verão ele é super bem vindo.
É um bom lugar para tentar.
ESpero ter ajudado.
Renata, muito obrigada pela ajuda ! =D
ResponderExcluirOlá Renata,
ResponderExcluirEstou indo agora no começo de fevereiro para Aveiro. Fico um pouco preocupada com o tipo de roupa que devo levar. Como está o clima por aí? Você acha que com os casacos que temos aqui no Brasil é suficiente para aguentar o inverno daí?
Bom...depende da região do Brasil q vc está vindo. Eu como sou do sul os q eu trouxe esta dando pra aguentar tranquilamente.Eu trouxe jaquetas, básicas(cacharel) e blusas bem coladas ao corpo.Assim o frio é menor.
ExcluirAs temperaturas durante o dia estão entre 9 a 15°C. A noite as vezes esfria um pouco mais chegando a 4°C.
Dias de que eu passei frio(em Aveiro) foram poucos e ainda era mais pelo vento do que pela temperatura em si.E olha q sou daquelas q sente muito frio.
No Porto o frio é um pouco maior, então traga algo quente em sua bagagem de mão.
Espero ter ajudado.
Bom dia, gostei muito de suas dicas sobre Aveiro. Pretendo me mudar para Aveiro com a famila, mas já lí em varios locais, que em Aveiro venta muito, todos os dias, é verdade ?, o vento chega a incodar?
ResponderExcluirDesde já agradeço
Jose Manuel
Olá José Manuel!
ResponderExcluirSim é verdade! Em Aveio venta MUITO!!!
Nos dias de verão ele é muito bem vindo porque as temperaturas são altas! Nos dias de inverno a conversa é diferente.... porque pode nem estar tão frio (14/15° C) mas a sensação térmica é de temperaturas muito mais baixas devido ao vento, que nessa época tive a impressão de ser mais forte também.
Nos dias de chuva (boa parte deles no outono-inverno) ele também é um "problema" porque não é nada fácil andar com guarda-chuva. O vento vem de todos os lados possíveis!
Eu diria que o vento que incomoda mais é o dos dias de frio devido a sua temperatura e força. Sim, nesses dias andar contra o vento é muito difícil! Parece que ele vai te levar a qualquer momento!
Aveiro é uma cidade maravilhosa! Se tivesse como diminuir o vento seria melhor ainda!
Uma dica (para o início) : caso venha a morar em Aveiro, procure saber a insolação que o seu apartamento ou casa tem no inverno. Porque se ele não tiver calefação parece que se está morando em uma geladeira. Experiência própria!
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida é só perguntar!
Muito obrigado pela atenção
ExcluirBoa Noite!
ResponderExcluirTenho intenções de concorrer para Mestrado em Educação em Aveiro.
Pretendo ir junto com minha esposa e duas filhas. Qual o custo de vida ai? Aluguel?Alimentação?Hospitalidade? Escolas Públicas? Saúde? Em qual bairro ou lugar você me indica para alugar perto de Aveiro(olha eu, ainda nem sei se vou ser aceito na UA - Nem concorri as vagas ainda. rsrsrsr).
Se você tiver email de contato?
Oi William, tem um texto chamado "Quanto custa morar no Porto" onde você vai encontrar mais detalhes sobre custo de visa em Portugal!
ExcluirSobre onde morar e hospitalidade na cidade vou pedir para a Renata te responder!
Oi Willian.... bom indicaria locais próximos a UA. Como Aradas,Glória, Liceu (bairros ao redor da UA).
ExcluirAveiro é uma cidade q se encontra facilidade em mobilidade (isso para Aveiro/Aveiro) (Se for Aveiro/Estarreja, Ovar,Mealhada,Ílhavo... já será necessário usar o autocarro(onibus) ou carro - aí já não sei lhe dizer os custos)
Quanto a hospitalidade, como em qualquer lugar, se encontra de tdo um pouco. No começo, tem-se aquele impacto com o jeito "meio grosso" de ser deles, mas depois acostuma-se ou ainda raramente os encontra. Eu, só no começo q estranhei isso, mas com o tempo acostumei e aprendi a lidar com esse jeito português de ser.
Morei em um T2 (2 quartos, sala, cozinha e banheiro) no bairro de Aradas e pagava 400 euros pelo aluguel (dividia com mais uma pessoa) + as contas que ficava em torno de 50/60 euros para cada moradora (agua+luz+gás+internet) Em geral os brasileiros q eu conversava gastavam em contas(casa +aluguel) uma faixa de 150 a 250 euros, os que pagavam mais barato era pq alugavam quarto.
Espero ter ajudado
Ola Renata..estou querendo ir para Aveiro para estudar e tambem trabalhar...qual o primeiro passo e o que eu preciso para poder me matricular na universidade e conseguir a licença para ficar no pais para concluir o curso?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirDevo confessar que não sei se poderei te ajudar muito. Porque, assim, existem vários tipos de vistos para lá. Sim, mesmo tendo acordo bilateral com Portugal, quem vai para ficar acima de 90 dias precisa fazer um visto aqui e depois regularizar a situação lá. Para a regularização o tempo varia, tudo depende de como foi sua chegada a Portugal, se entrou por Portugal direto o tempo é um, se entrar pela Espanha (mesmo apenas fazendo escala, o carimbo de entrada será de lá) o tempo será outro.
Quanto aos passos para se matricular na UA, não sei explicar, pq como fui pelo CsF, já havia todo um trâmite para a nossa aceitação na universidade, então só conheço o processo já tendo sido aceita. Até pq para a retirada do visto é necessário uma série de comprovações a serem feitas.
Aconselho entrar em contato com a Universidade de lá(www.ua.pt) e com o consulado português de seu estado.
Espero ter ajudado.
Olá Renata..pretendo passar férias em aveiro em julho..é uma boa época?Há mto racismo por ai..sou negra africana(Moçambique)
ResponderExcluirOlá! Julho é uma boa época! Ainda mais se o verão for bem quente.... as praias de Aveiro são lindas, mesmo não sabendo como estarão neste verão, já que Portugal foi atingido por fortes ondas e estas acabaram afetando bastante as praias.
ExcluirNão posso dizer que não há preconceito lá. Porque em todo lugar acaba existindo. Até eu sofri um pouco, no começo, por ser brasileira. Mas não se deixe levar por isso! Na Universidade de Aveiro, sempre via muitos africanos e africanas a estudar.
Não deixe a oportunidade passar! Conheça Aveiro! A cidade é encantadora e acolhedora... não deixe de ir as salinas desativadas atras da universidade admirar o por do sol... é indescritível!
Ahhh uma coisa, não espere encontrar muitos portugueses simpáticos, são rudes no modo de falar mesmo. Principalmente os mais velhos.
Espero ter ajudado e incentivado a conhecer esse cantinho de Portugal, pelo qual criei muito gosto.
Espero que tenha ajudado
Olá Renata estive a ler tudo sobre Aveiro, gostei , já lhe digo que é a minha cidade, neste momento vivo em Belo Horizonte uma cidade muito grande com muitos problemas, que é preciso ter muita paciência e andar com muito cuidado nas ruas , pq a violência é demais. As minhas filhas vivem aí na cidade e formaram-se , a mais nova nessa Universidade e a mais velha no Porto outra cidade muito bonita. Espero estar em Aveiro no dia 29 deste mês de Março. Até Lá.
ExcluirRenata,
ResponderExcluirEstou pensando em estudar na UA, sou graduada pela PUC-Rio em Ciências Sociais é necessário converter o diploma?
Bjus