Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


quarta-feira, 6 de maio de 2015

Eu quero estudar em Portugal!!

Dos muitos e-mails que recebo, sem dúvida essa é a pergunta mais recorrente, nem sei dizer o motivo de eu, até hoje, não ter escrito um post inteirinho para esclarecer tantas dúvidas sobre este assunto! 
Nesta época do ano então, chove e-mail perguntando como fazer, ou como eu consegui estudar em Portugal!
Portanto, se seu atual sonho de consumo é estudar em Portugal, lápis e papel na mão que aqui vão minhas dicas! 

Se você já faz uma faculdade no Brasil
A primeiríssima coisa a fazer é procurar o departamento de relações internacionais da sua faculdade, lá você vai descobrir se sua faculdade tem algum programa de intercâmbio, para quais países e se há bolsas de estudo.
Sem convênios pré estabelecidos  entre as faculdades você pode ter dificuldades em validar as disciplinas (cadeiras) feitas no exterior na sua faculdade no Brasil.
Eu participei do Ciências sem Fronteira (CsF), um programa de bolsas do governo Federal que paga sua viagem todinha, com direito a passagem aérea,  plano de saúde, auxílio instalação e claro a mensalidade, que é o valor pago todo mês para você viver e pagar as contas, este  é o lado bom!
Mas tudo tem seu lado ruim, o CsF abre chamadas em média duas vezes por ano, para áreas de atuação que eles chamam de prioritárias... Basicamente cursos de áreas humanas e sociais estão fora! Outro detalhe, a cada edital há uma quantidade de vagas para cada país, e Portugal por não exigir proficiência em língua estrangeira é sempre muito concorrido! Pode acontecer também de Portugal ficar de fora de um ou outro edital, o que já aconteceu em 2013.

Se você quer fazer seu curso TODO em Portugal
Bom a primeira coisa que tenho a dizer é: será muito, muito difícil conseguir uma bolsa de estudos para fazer a faculdade toda, e também é bastante difícil trabalhar e estudar, a grande maioria dos cursos é  em período integral. Você terá que custear as semestralidades (chamadas de propina em Portugal) de seu curso mais suas despesas pessoais, se você clicar aqui vai saber quanto se gasta em média para morar no Porto. Dito isto, vamos às formas de ingresso e é aqui que vem a ÓTIMA NOTÍCIA
O vestibular em Portugal chama-se Concurso Nacional, mas desde o ano passado, devido a mudança de uma lei portuguesa as Universidades estão autorizadas a usar a nota do ENEM (dos três últimos anos) como critério de avaliação para que estudantes brasileiros ingressem em faculdades Portuguesas! 

Cada curso exige uma nota mínima em áreas específicas do conhecimento, mas de forma geral 600 pontos é uma boa média para conseguir a sua vaga em uma faculdade Lusitana.O ano letivo em Portugal vai de setembro a janeiro, portanto, estamos em época de candidaturas (inscrições), então dê uma passada no site da sua Faculdade Portuguesa preferida e veja se eles já aderiram a nova regra, como esta é uma mudança recente, nem todas as faculdades aderiram, mas na minha pesquisa, já possível concorrer a vagas na Universidade de CoimbraCatólica do Porto,  da Beira Interior e do Algarve

87 comentários:

  1. Ola! Me tornei a mais nova leitora do blog!
    Mas você tem mais informações sobre quem quer concorrer as vagas (para fazer o curso todo) sendo estrangeiro!? Porque eu coloquei a internet a baixo e não encontrei nada realmente informativo! Os editais das universidades são muito vagos em relação a noção da concorrência e dos procedimentos específicos para brasileiros =/
    É verdade que uma nota em torno de 600 já garante uma vaga? E pode usar o ENEM de qualquer ano ou tem que ser o ano da candidatura?
    Esse tipo de coisa só quem realmente tem experiencia de campo pode saber..
    Eu também fiquei super curiosa sobre as cadeiras que você cursou! Física quantica!?
    Li sua postagem em que comenta como a experiência academica no porto foi diferente do Brasil (e como você prefere a do Brasil), mas eu realmente gostaria de saber mais! Seria lindo se você pudesse fazer um post para tirar a dúvida de quem não quer ir por Erasmus e sim pra fazer o curso todo.
    Abraço :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ane
      realmente os editais (assim como os sites) das universidades são um pouco vagos nas infirmações, como cada universidade tem um procedimento de candidatura recomendo que mande e-mail com suas dúvidas para o dep. de relações internacionais das faculdades que você pretende se candidatar.
      Se 600 pontos é garantia de ser aceita? Infelizmente NÃO, mas com essa pontuação você tem boas chances. Você pode usar o ENEM do ano da candidatura ou dos 2 anos anteriores.
      Eu cursei sim mec quântica e também física molecular.

      Excluir
  2. Olá Mari, amei incondicionalmente o seu blog! Tem praticamente tudo que eu precisava!
    Agora tenho uma duvida que talvez vc possa me ajudar.
    eu quero me candidatar a
    Ciencias da Comunicação na U.Porto porém não sei quando abre as inscrições para o curso completo lá. Você sabe me informar mais o menos? E outra coisa, sei que lá, tem periodo integral e parcial o meu curso mais não sei qual é o horario do curso em periodo parcial, sab eme dizer?

    Agradeço demais, acompanharei seu blog agora sempreee :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carol,
      Estamos em época de candidatura para as faculdades portuguesas, vc precisa ver no site da UP qual o prazo deles, mas já aviso a UP não aceita o ENEM como forma de ingresso, vc terá que fazer o concurso nacional, o link esta no texto.
      Quanto ao horário das aulas, varia muito, já que cada aluno escolhe as disciplinas que vai cursar, se você optar pelo curso integral vai fazer 25 ECTs (créditos) por semestre, se fizer parcial fará me média 15 ECTs.

      Excluir
  3. Queria saber, até pensei em te mandar um e-mail.
    Meu namorado recebeu uma boa proposta de emprego em Porto... mas mesmo que não tivesse recebido, estávamos arquitentando uma idéia de nos mudarmos para ai.
    Eu queria um visto de estudante. Sou formada em psicologia aqui... vc tem alguma dica do que eu posso fazer, de preferencia grátis, mas ok se não for, algum curso, alguma coisa na minha área, que na realidade é educação? Alguma dica pro meu caso especifico? Eu tenho 28 anos, não sou pos graduada, nem mestrada, nada disso... Eu estou buscando isso na internet, mas o seu blog foi o que eu encontrei de mais próximo do assunto. Meu email é contato@manhaestavares.com Mas eu vou voltar aqui esperando rsposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, para ter o visto de estudante só mesmo estudando... Não conheço muito da rua área (sou física) mas já adianto que mesmo as faculdades públicas são pagas, então sugiro que procure nas faculdades algum curso que te interesse, e tente falar com o dep. de relações internacionais.
      Outro detalhe, seu visto de estudo irá ter a duração do seu curso depois disto terá que voltar, já o visto de trabalho do seu namorado será de tempo indeterminado.

      Excluir
  4. Olá Mari, boa noite! Tudo bem?
    Gostaria de saber se você tem informações sobre estudar em Portugal, porém para mestrado.
    Gostaria de fazer meu mestrado em Lisboa, sei que o custo de vida na capital é um pouco mais elevado..rs! Saberia me informar faculdades mais em conta, se existe programa de bolsas para essa categoria?
    Desde já obrigada!

    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geniffer,
      Você precisa procurar um programa de bolsas para brasileiros no exterior, Não conheço todas as faculdades, todas divulgam os valores das propinas (mensalidade) nos sites!

      Excluir
  5. Olá! Gostaria muito de saber como se faz para cursar medicina em Portugal. Qual o processo seletivo que eles utilizam e a media dos valores. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Veja se as faculdades que já aceitam o ENEM oferecem medicina, caso não aceitem vc terá que entrar pelo concurso nacional, link esta no texto.

      Excluir
  6. OI meus pais estão indo para Portugal pois minha máe vai fazer doutorado, vamos chegar aí em julho de 2016, meus pais estão procurando escolas para mim, estou no oitavo ano e ano que vem estarei no nono ano do ensino fundamental II, é verdade que a escola aí é muito mais fácil do que a daqui do brasil?

    percebi que seu texto só fala de faculdade e não vi nada sobre escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sobre as escolas do ensino fundamental em Portugal serem mais fáceis que no Brasil... Nao sei quem te disse isso... NÃO É VERDADE!!!
      Aqui todad as escolas são bilingues ou seja os alunos saem falando e escrevendo mais de um idioma. O tempo escolar é de no mínimo 7 horas por dia, no Brasil são cerca de 5 horas.
      Você certamente vai passar por uma adaptação já que vai ter de aprender sobre história portuguesa, e da Europa.
      Adaptar se á gramática daqui que tem algumas diferenças.
      A maioria das escolas é pública e alunos com melhores notas vão para as melhores escolas do ensino médio. E quem tem as melhores notas no ensino médio vai para as melhores faculdades.
      Aqui vc não precisa de vestibular para entrar na faculdade e sim um bom histórico de notas durante toda a sua vida escolar.

      Excluir
  7. Oi Mari tudo bem !! Li todos os comentários e acabei de achar seu blog,tudo muito interessante.A minha pergunta e a seguinte Mari,vi em um comentário que vc prefere as Universidades do Brasil do que as de Portugal,vc poderia me dizer o motivo? E outro dúvida qual foi seu critério para escolher a Universidade do Porto pois tenho 2 adolescentes com cidadania,e gostaríamos de morar em Portugal,sendo que eles iriam para que tiver melhor valor de propina,e sabemos tbm por ser bem mais frio o custo de vida no Porto é mais barato,onde vc morava qual vila que podia ir de Bike até a Universidade,pois meu filho faz isso atualmente na cidade onde moramos ele não gosta de carro rsrssrrs.Ele iria para Mestrado e minha filha para Licenciatura!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Isabel,
    Minha preferencia pela PUC diz respeito ao formalismo do meu curso (física) no Brasil temos muito mais ênfase aos fenômenos e não apenas matemática.
    Eu não escolhe a UP, foi o meu programa de bolsas que me indicou, mas eu recomendo muito!
    Eu morava na Cedofeita, ia pedalando para o campus de Ciências da UP, os outros ficam mais distantes, mas o transporte público é muito bom!
    Sobre a licenciatura, em Portugal licenciatura não significa que o curso seja para futuros professores, sua filha precisa procurar um curso de formação de professores.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari, muito bom o blog!
    Tenho nacionalidade alemã,e portanto posso tentar ingressar numa universidade portuguesa através do exame nacional, que é o que eu pretendo fazer. Para me preparar para esses exames, estava pensando em voltar à escola e cursar o 12 ano português (apesar de eu já ter terminado o ensino médio no brasil). Vc sabe se isso é possível? Talvez como aluna-assistente ou algo do tipo? Ou será que em Portugal é oferecido algum tipo de "cursinho" de preparação para o Exame? Já pesquisei muito, mas só encontrei intensivos de alguns dias. Eu queria uns seis meses por exemplo! Qualquer informação é válida.
    Obirgada pela atenção!
    Bjs Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura conseguiu informações sobre a sua situação? Meu filho está na mesma. Acabei de voltar de Portugal e o colégio secundário informou que cursos preparatório soemnte no particular. Pensei da mesma forma que você mas não sei se será possível refazer o último ano do ensino médio de lá. Obrigada

      Excluir
  10. OLá, Realmente os cursinhos não são populares pro aqui, sobre refazer o 12 ano, realmente não sei dizer você teria que ir nas escolas para conversar explicar a situação e ver a possibilidade de ser aceita.
    Se você fez o ensino médio no Brasil, acho que usar a nota do ENEM é a forma mais fácil de ingressar na faculdade.

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, Parabéns pelo blog!
    Encaminhei um e mail, aguardo sua resposta.
    Agradeço, Noeme.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Mari,

    Fiz uma pergunta aqui e se talvez eu esteja reescrevendo-a, ignore esta mensagem. Enfim. Minha família vai com frequência a Europa e há grande probabilidade de nos mudarmos para Portugal. Tenho 16 anos e ano que vem estarei cursando o terceiro ano aqui no Brasil, porém pretendo cursar a Universidade do Algarve na faculdade de Engenharia Civil. Gostaria de saber como realizo meu ingresso na universidade, além do ENEM (realmente me impressionei por ser necessário somente 600 pontos), pois, modéstia à parte, tenho um histórico escolar exemplar. Se você tiver mais alguma dica para mim, serei eternamente grato.


    Att,

    Pedro Brugnerotto de Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, além do ENEM vc pode entrar com a candidatura de vagas direto na faculdade, mas o processo seletivo começa por volta de maio e as aulas em setembro.

      Excluir
  13. Boa Noite Mari.

    Poderia me tirar uma dúvida. Estou formando em Odontologia aqui no Brasil, e minha idéia é fazer a pós-graduação na ULisboa, saberia me dizer se aceitam o diploma daqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago,não sei dizer, mas sei que em Portugal não existe faculdade de odonto, os alunos entram em medicina e fazem a especialização em odonto, é um pouco diferente.
      Tente entrar em contato com a faculdade eles vão saber te orientar.

      Excluir
  14. Oi Mari, adorei seu blog. Parabens!! Voce sabe me dizer se cursos tecnicos ou de menor duracao eu consigo tirar o visto de estudante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei dizer, mas acredito que sim! antes de pedir o visto vc precisa ter a carta de aceite da escola que vai ingressar.

      Excluir
  15. Olá,
    Há alguns meses venho pesquisando diversas universidades e formas de ingresso em medicina em uma Universidade de Portugal. A maioria dos programas que encontro, quando têm o Enem como forma de ingresso, não oferecem esse curso. Gostaria de fazer a candidatura com a nota do Enem. Saberias me informar de universidades que ofereçam o curso e as formas de ingresso?
    Obrigada desde agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olivia, aqui em Portugal medicina tb é um curso muito concorrido, realmente acho que nenhuma faculdade aceita o ENEM como forma de ingresso, vc teria que fazer o concurso nacional, vestibular daqui.

      Excluir
  16. Ola Mari,
    Eu estou planejando estudar arquitectura em Portugual, porem acabei de descobrir que minha nota do ENEM nao vale mais, pois a dois anos nao resido no Brasil. Voce acha que eh possivel me candidatar nas universidades portuguesas sem a nota do ENEM? Voce sabe se as universidades aplicariam algum tipo de prova nesse caso?
    Eu sei que sao perguntas bem especificas mas eh muito dificil consiguir informacoes do tipo,eu tento entrar em contato com as universidades via email mas nem sempre elas me respondem com clareza. Deveria eu tentar contatar as uiversidades de uma outra forma? voce tem algum conselho? Qualquer informacao sera importante para mim, agradeco desde ja sua ajuda!

    Thaina Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc terá que fazer o concurso nacional, o vestibular de Portugal, neste caso, vc terá q ir a Portugal para fazer as provas. Escreve concurso nacional Portugal no Google que vc vai achar o site, lá vc verá as datas de inscrição por volta de maio e provas em junho/julho as aulas iniciam em setembro

      Excluir
  17. Oi Mari !
    Muito bacana seu blog.

    Minha enteada
    tem 17 anos e esta interessada em ingressar na Universidade do Porto. Ela se interessa pelo curso de arquitetura.
    Ela tambem tem nacionalidade francesa. Vimos no site da Universidade do Porto que há alguns programas de ingresso para estudantes estrangeiros. Porém, entendi que o curso de Arquitetura lá é integrado ao mestrado. Me formei já tem tempo, não sei se os nomes mudaram, mas na minha época, existia a graduação e depois mestrado e depois doutorado, isso mudou?
    A idéia é que no ano de 2016 ela se prepare para possíveis provas de admissão.
    Nesse sentido: gostaríamos de saber quais os pré-requisitos para ingressar. Qual o calendário de admissão?
    Sabe dizer se o ENEM vale para essa Universidade? Resumindo: o que uma brasileira (que tem nacionalidade francesa tambem) pode se beneficiar?

    Desculpe as repetidas perguntas.

    Agradeço desde já a atenção.

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sim a Universidade do Porto tem muitos cursos de integrados, em Portugal toda graduação independente da área é chamada de licenciatura. Assim a ordem seria licenciatura, mestrado e doutorado. Podendo fazer ao mesmo tempo a licenciatura e o mestrado.
      A universidade do Porto não aceita o ENEM ela teria que fazer o concurso nacional ou escolher outra faculdade que aceite o ENEM.
      O ano letivo inicia em setembro, o processo de ingresso depende de cada universidade,mas por volta de maio.

      Excluir
  18. Olá, tenho dupla nacionalidade (brasileira e portuguesa) e gostaria de fazer a Universidade de Coimbra. Não estou cursando uma universidade. Posso fazer tal inscrição pelo ENEM, ou é obrigatório que eu ingresse por outro tipo de exame?

    Agradecido
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, vc pode ingressar pelas duas formas o ENEM fazendo a prova no Brasil ou p Concurso Nacional fazendo a prova em Portugal, no seu caso tanto faz.

      Excluir
    2. Tendo nacionalidade portuguesa tambem não é aceito o Enem, tme que fazer as provas nacionais. Participei de uma video conferencia com a Universidade do Porto sobre isso e explicaram que não é aceito o Enem em caso de dupla cidadania

      Excluir
  19. Oi Mari. Gostei muito do seu blog.
    Quanto de dinheiro uma pessoa teria que levar para poder estudar em Portugal?

    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tem um texto chamado quanto custa morar no Porto em que eu falo dos meus gastos mensais, de forma geral €800 por mês ( sem pagar pela faculdade).

      Excluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Tem alguém grupo no Whatssap para quem tem interesse em morar em Portugal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No whatApp eu não sei, mas no face tem vaaaaarios!

      Excluir
  22. Oi Mari, sou Polícial no RJ, formado em Economia e com pós graduação em Políticas Públicas em Justiça Criminal e Segurança Pública. Gostaria de fazer Mestrado no Instituto superior de ciências políciais e Segurança Interna - ISCPSI em Lisboa. Sabe como faço para me candidatar a uma vaga? Como brasileiro posso fazer esse Mestrado? Quando é as inscrições? Já tentei no site dele, mas não consigo essas respostas. Me ajuda nessa missão. Rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, seu caso é bem especifico, não conheço ninguém da sua área de atuação mas pelo que vi no site são aceitos apenas portugueses. De qualquer forma vc teria que ir a Portugal para entrega de seu pedido de admissão (que pode ser feito em qualquer unidade de segurança (delegacia) o ultimo dia para entrega é 12 de junho as aulas iniciam em setembro.

      Excluir
    2. Obrigado Mari pelas informações.
      Vou me programar.

      Excluir
  23. Gostei bastante das dicas,
    obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Mari, gostei do seu blog, tenho procurado informações a respeito de pós-graduação na área de farmácia em Portugal, sou recém formada, como devo iniciar os procedimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, primeiro escolha a faculdade onde quer estudar, depois veja se ela tem algum acordo ou convênio com o Brasil ou alguma universidade brasileira.

      Excluir
  25. Olá!! Gostaria de saber se tem informações para estudar na Universidade Coimbra, que aceita o nota do Enem.. Eu lro exemplo quero cursar Direito. A nota mínima q devo tirar no Enem é 600 pontos. Gostaria de saber quanto vou gastar para estudar lá... e se vou ou não ter que pagar as mensalidades, já que esse curso dura 4 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim você terá que pagar a mensalidade como qualquer aluno, já sobre a nota do ENEM como no Brasil, depende do curso, quanto mais concorrido maior a nota para entrar.

      Excluir
  26. Oi Mari, tenho uma filha de 16 anos e estamos indo para Portugal com visto de residente, meu marido é aposentado aqui no Brasil e por medo da violência, queremos sair daquiu. Ela quer fazer medicina, e sei que lá, no ensino secundário( que é nosso médio aqui), você já começa a estudar as matérias para a faculdade que quer fazer. A pergunta é a seguinte: se ela não passar, tem algum curso que prepara para o ano seguinte? E se ela resolver trocar de curso , pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caso sua filha não seja aprovada por análise curricular poderá fazer o concurso nacional, que é uma espécie de vestibular. Neste caso ela pode escolher qualquer curso independente da opção que fez durante o secundário.

      Excluir
    2. Desculpe me intrometer, mas coincidentemente acho que te conheço de Niteroi, sou a mãe do Leonardo Marrão, morava em Camboinhas, hoje estou morando no Sul, mas estou voltando esse mês para Camboinhas, o Léo vai estudar no Objetivo, acho que junto com a Mariana sua filha, também vamos ficar somente até o final do ano que vem , até ele concluir o ensino médio, estamos pensando em ir para o Algarve, e tenho dúvida do ingresso dele lá. Temos cidadania portuguesa, será que eles aceitariam o Enem, ou ele teria que fazer o exame nacional. Apesar de já terem respondido acima, isso muda de Universidade para Universidade.

      Excluir
    3. Oi, nem todas as universidade aceitam o ENEM, nas que não aceitam é peco fazer o concurso nacional.

      Excluir
  27. Olá mari,
    Estou planejando para estudar em uma faculdade em Portugal e tenho a dupla cidadania (brasileira e portuguesa), no momento estou fazendo só cursinho pro enem e queria saber como funciona pra fazer o exame nacional. É preciso ir para Portugal? Onde eu me inscrevo para fazer? (No caso ainda não tirei a cidadania estou esperando sair)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, vou deixar o link para o manual do estudante do concurso nacional, sim vc teria que vir a Portugal para fazer a prova, ou usar a nota do ENEM mas nem todas as faculdades aceitam.

      http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/ConcursoNacionalPublico/Guias/GuiaCandidaturaPublico2016.htm

      Excluir
  28. Olá Mari,
    Eu tenho dupla nacionalidade e penso fazer a minha faculdade de Farmácia em Portugal. Entretanto eu tenho uma duvida, eu não posso ingressar pela nota do Enem pelo fato de ser portuguesa, então qual seria a melhor maneira para eu conseguir me ingressar a uma faculdade de Portugal? Seria melhor eu iniciar uma faculdade particular aqui e fazer transferência ou iniciar direto numa de Portugal? Seria preciso fazer uma prova dai?
    Beijos, e obrigada pelo blog, tem me ajudado muito ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Você vai precisar fazer o concurso nacional ou então passar pela analisa curricular, acredito que a melhor forma é entrar em contato com a faculdade portuguesa que vc pretende ingressar, e ver quais opções que eles te oferecem .

      Excluir
  29. Mari podemos fazer o exame nacional para mais de uma universidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o examen nacional é parecido com o ENEM com a nota vc concorre a várias universidades.

      Excluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas, apaguei seu comentário por engano, mas pode me mandar e mail sem problemas!

      Excluir
  31. Boa tarde. Eu e meu marido estamos nos organizando financeiramente para mudarmos para Portugal. Eu e meus filhos temos cidadania portuguesa, minha filha mais velha está iniciando o ensino médio, vi sua resposta acima sobre ela ter que fazer o concurso nacional, por ser portuguesa. O que eu gostaria de saber é onde posso encontrar conteúdo ou alguma referência sobre esse exame. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, escreve concurso nacional no Google q vc acha o site, lá vc encontra o material.

      Excluir
  32. Olá Mari,gosteiuito dos seus esclarecimentos e desde já agradeço sua atenção.Bom estou me formando em farmácia esse semestre e gostaria de fazer o mestrado na UFFlisboa,entrei no site porém a minha pergunta é:Eu já estando formada e querendo fazer o mestrado haveria a possibilidade de eu conseguir o visto para estudar e trabalhar?!Pq como temos a opção de fazer integral ou parcial,tirar o visto e não poder atuar na área a fim de ajudar nas despesas e um pouco complicado.Quais orientações voce me dá?!Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você terá q ter
      O visto de estudante e quando começar a trabalhar seu empregador se " responsabilizará" por vc então poderá pedir a troca do visto.
      Peça orientações Tb na faculdade, às vezes o tempo parcial tem aulas durante a tarde, raramente são a noite!

      Excluir
  33. Oii,moro no Brasil e tenho a cidadania europeia, de alguma forma a dupla cidadania facilita a entrada na universidade?? Em que mês mais ou menos abrem as vagas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu acho mais fácil entrar como estudante internacional… ja imaginou fazer uma prova de história de Portugal, uma redação em Português que tem palavras com significados muito diferentes? Fora que teria quer a Portugal só para fazer a prova

      Excluir
  34. Boa noite Mari! Me chamo Daniel e estou no terceiro ano do ensino médio no Brasil e gostaria muito de saber se muda alguma coisa no processo seletivo eu já obter a nacionalidade portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muda, vc terá q escolher se vai prestar o vestibular como brasileiro e usar a nota do ENEM, por exemplo, ou como português s fazer o concurso nacional (o vestibular daqui).

      Excluir
  35. Muito obrigado pela resposta e quando surgirem outras eu te falo.
    Até a próxima Mari!

    ResponderExcluir
  36. Olá querida, minha filha quer fazer o ensino médio em Portugal,vc pode me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vocês precisam escolher a escola, depois entrar em contato com a direção para enviar os documentos, o ano letivo começa em setembro. Então não há muito tempo.

      Excluir
  37. ola Mari!. Minha esta terminando o ensino médio . Quer fazer Medicina e sonha em fazer em Portugal, na cidade do Porto. Não tem cidadania. Me diga por onde começar? No site da universidade as informações são um pouco confusas. aguardo seu retorno. Desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, infelizmente as faculdades de medicina não aceitam Annita do ENEM então amotineis coisa a fazer é pesquisar sobre o concurso nacional, vestibular daqui.
      Tb vale a pena procurar as faculdades para ver se há algum acordo para brasileiros.

      Excluir
  38. Olá, td bem? Eu já faço faculdade aqui e pretendo aproveitar disciplinas cursadas. Sabe como funciona? Pois a carga horária é diferente pelo q vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito parecido com o Brasil, vc vai apresentar seu histórico e a ementa das disciplinas que já cursou, se a faculdade achar que é parecido/equivalente vc não precisa cursar a disciplina novamente. Se a faculdade entender q a carga horária foi pequena vc vai ter fazer a disciplina novamente

      Excluir
  39. Olá, tudo bem?
    Eu não fiz o ENEM em edições anteriores, e pretendo ingressar em uma universidade portuguesa (U.Porto), pois estou me mudando para Portugal logo em breve. Tem alguma outra opção de ingresso que eu possa me candidatar, sem usar a nota do ENEM?
    Agradecido.

    ResponderExcluir
  40. Olá, tudo bem?
    Eu não fiz o ENEM em edições anteriores, e pretendo ingressar em uma universidade portuguesa (Física -
    U.Porto), pois estou me mudando para Portugal logo em breve. Queria me informar se tem alguma opção de candidatura para brasileiros, sem usar a nota do ENEM?
    Agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, viva!!! Mais um físico no mundo!!! de física para futuro físico: a regra geral é fazer o concurso nacional. Mas pode ser que aceitem seu currículo (ou seja avaliação do seu histórico escolar). Se sua mudança esta próxima vá pessoalmente ao dep. de relações internacionais que fica na reitoria.
      Sucesso p vc!

      Excluir
  41. Muitíssimo obrigado, muito agradecido mesmo. Estou indo em Setembro.
    Avante pela ciência!!

    ResponderExcluir
  42. Vc sabe me dizer se na avaliação do currículo eles levam em conta Cursos de baixa carga horaria e participação em eventos? Pois tenho participação em Escolas de Astrofísica, Simpósios de Física, dentre outros eventos científicos. Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode incluir tudo que tiver certificado! Se tiver valores (nota) é melhor ainda!

      Excluir
  43. olá, gostaria de saber se tem como eu fazer o corcurso nacional sendo do brasil, já que vou adquirir a nacionalidade e nao vou poder entrar com o enem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim, vc terá que vir a Portugal para fazer a prova

      Excluir
  44. Olá! É obrigatório por todas as universidade Portuguesas a fazer o Concurso Nacional, caso a pessoa tenha dupla cidadania? Ou você sabe de alguma(s) que aceitem a nota do ENEM? Porque eu sei, por exemplo, que a Universidade do Porto não deixa usar a nota do ENEM para quem tem dupla cidadania. Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, se vc tem dupla nacionalidade é como se fosse portuguesa, então não poderá usar o ENEM que é para estrangeiros.
      Terá que fazer o concurso nacional

      Excluir
  45. Olá! Gostaria de saber se todas as universidades portuguesas não aceitam quem tem dupla cidadania a ingressar pelo ENEM, porque, por exemplo, sei que a Universidade do Porto não aceita e a pessoa tem que fazer o Concurso Nacional em Portugal. Caso hajam excessões, quais são as Universidades que aceitam o ENEM para quem tem dupla cidadania? Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não conheço nenhuma universidade que aceite ENEM para pessoas que tenham dupla nacionalidade

      Excluir
  46. Olá! Minha filha gostaria de estudar biologia marinha na Universidade de Algarve que aceita a nota do ENEM. Ela está indo para o segundo ano do ensino médio no Brasil e não tem dupla cidadania. O que seria interessante, ela concluir o ensino médio no Brasil e utilizar a nota do ENEM ou ir cursar em Portugal o 10, 11 e 12 ano e fazer o exame nacional de Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muitas universidades não aceitam a nota do ENEM para quem tem dupla cidadania, vale a pena conferir a informação com a universidade que ela quer antes de tomar a decisão!

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)