Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


segunda-feira, 7 de maio de 2012

As aulas!!!

Já tinha conseguido um lugar para morar, já sabia chegar ao mercado, à farmácia e à faculdade sem me perder, era hora de iniciar o que me trouxe à Portugal, A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto!!

Estava super ansiosa, pensando em como seriam as aulas, pensando se eu teria que passar novamente pelo trote!!
Então com todos meus casacos de inverno lá fui eu para meu primeiro dia de aula!!! Eu não sabia onde eram as salas nem mesmo se estava no prédio correto! No primeiro dia me confundi no horário e cheguei depois da aula já ter acabado! No segundo dia demorei p achar a sala, acabei pedindo ajuda à secretária que me mostrou a sala! Entrei o professor perguntou  qual “cadeira” (disciplina) eu iria cumprir, respondi: astronomia.
Para minha surpresa e risos dos alunos... Estava na aula errada! Minha “cadeira” tinha sido no dia anterior!!!
No terceiro dia consegui assistir uma aula! E adivinhem só... Aula em inglês!!! COMO ASSIM???  
Escolhi Portugal exatamente por não ter inglês fluente!!!
Aqui existe um tipo de intercâmbio chamado ERASMUS, como o sistema de ensino e notas europeu é padronizado, é muito comum ter aqui estudantes de outros países, mas eles nem sempre falam português, então, as aulas são dadas em inglês!! E a bibliografia também é toda em língua inglesa! Minha super viagem de verão pela Europa foi substituída por um curso intensivo de inglês no Reino Unido! Não que isso seja ruim, mas meu plano de conhecer o lago Balaton, vai ficar para outro momento!
Mais uma surpresa para a primeira aula: estava na cadeira de física da matéria condensada, o professor não é apenas um Doutor em nano partículas, ele pertence ao projeto que ganhou o Prêmio Nobel de Física de 2010!!!!!!! Ele trabalha diretamente com o grafeno, material descoberto pela equipe e que é espetacularmente promissor para toda a tecnologia!!
Saí da aula extasiada! Achando realmente incrível!! Sem ainda imaginar o quão difícil seria acompanhar a aula e o raciocínio extremamente rápido deste professor, que merecidamente ganhou entre os alunos o apelido de “NOBEL”!
As outras disciplinas foram mais normais, e muito formais, tanto no formalismo matemático das deduções quanto na ausência brincadeiras e piadas! 
Aqui não existe a cobrança de presença nas aulas, vai à aula quem quiser! Também não temos trabalhos, seminários nem mesmo provas intermediárias, fazemos apenas uma prova no final do semestre, o exame, as notas vão de 0 até 20 valores, para ser aprovado precisa de no mínimo 10. Caso sua nota seja superior a 17 valores será necessário defender a nota, isso mesmo, se você teve uma super nota tem que mostrar em uma prova oral que realmente sabe o que esta fazendo!!
Aqui não se cobra nada do aluno durante o semestre, e o curso é de período integral, das 9:00 as 18:00h de segunda a quinta! Aula de sexta feira é coisa de brasileiro!!! Adorei essa parte!!!
Mas não vá achando que a coisa aqui é moleza!!! As aulas são... intensas... no mínimo!
Se estou indo bem?? Não sei... mas as provas estão chegando e tenho tentado aumentar as horas de estudo aos poucos! Essa liberdade e falta de cobrança é bastante estranha e confesso que demorei para pegar o ritmo autodidata português!  
Tento fazer o meu melhor para deixar aqui uma boa imagem do Brasil e mostrar que temos muito mais que apenas samba no pé!

15 comentários:

  1. nesse ritmo eu me afundaria mais rápido que o Titanic, hahahahahahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs!!!
      Olha é complicado, sempre tem qualquer coisa mais interessante que os livros!!!

      Excluir
  2. Oi minha brasileirinha querida, enfim consegui ler todas as suas publicações. Fiquei surpresa com algumas notas. mas tenha calma, como vc disse nunca esteve tão perto sua volta! Estamos aqui torcendo para que vc aproveite o maximo sua estadia, ai, a saudade e grande mas tentamos supri-la em nossas conversas pelo skype. TE AMAMOS MUITO!!!!!!! BJS!!!!!.DIDI & CIA

    ResponderExcluir
  3. Mari, por favor me responde uma coisa...o curso intensivo de inglês adiantou? Estou indo em setembro e só agora soube das aulas em inglês, sendo meu inglês muito fraco, desisto das cadeiras em inglês? haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI!!!
      Ainda não fui fazer o curso começo na próxima semana! Pode deixar que aviso aqui pelo blog como esta sendo!!!
      Como me disse um professor daqui, você tem que encarar o leão, pois se correr ele certamente vai te alcançar!!! A UP oferece curso de línguas na faculdade de letras!
      Comece desde já a praticar a leitura em inglês pois todos os livros são em língua inglesa!!!
      Caso seu inglês seja mesmo muito fraco, troque por cadeiras em português!

      Excluir
  4. Mari,como são as provas aí?(discursivas ou não)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As provas sao discursivas sim, tem duração de 3:30h as que fiz tinham cerca de 15 questões!
      As notas aqui vão até 20 valores, a maioria das faculdades pede 50% de acertos para aprovação!

      Excluir
  5. E as provas são resolvidas em inglês ou em português?

    ResponderExcluir
  6. Olá Mariana,

    Quanto às disciplinas em inglês, existe alguma indicação na ficha de descrição da matéria sobre o idioma ou é o professor quem resolve em qual idioma ministrar a aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, na Física não há como saber se a disciplina será ministrada em inglês, isso vai depender dos Erasmus e se eles falam ou não português!
      Mas como me disse um professor quando eu fui reclamar das aulas em inglês: você precisa encarar o leão, se ficar ele certamente vai fazer-lhe de almoço!

      Excluir
  7. Marii, e o no final das contas? como foi os resultados? conseguiu acompanhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, No semestre passado eu abandonei uma disciplina, as outras correram bem. Neste semestre estou apenas com cadeiras do mestrado e estou em época de exames, ainda não tenho resultados, mas estou bastante confiante!

      Excluir
  8. Olá Mari!
    Parabéns pelo blog, ótimas dicas...descobri hoje e não consigo parar de ler os posts =D
    Sou aluna de engenharia, e este ano me inscrevi p/CsF-Portugal. Até agora só saiu o resultado da minha homologação, mas já estou sonhando (não custa nada hehehe). Gostaria de saber quantas matérias você pegou por semestre?...ahh, também li em outro post, que aí não há estágio na graduação (como assim?), quer dizer que se eu for pra UP, não poderei fazer estágio em Portugal??
    Desde já, obrigada! E mais uma vez, parabéns pelo blog, ajuda muitoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Espero que dê tudo certo para que você venha para Portugal! Eu fiz 3 cadeiras, num total de 25 ECTS, que a forma que eles tem de contas os créditos das matérias.
      Quanto ao estágio, você pode fazer, só que é muito difícil conseguir, vc precisa correr atras sozinha. A facul nao ajuda em nada.

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)