Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Deixei meu coração no Brasil ?!

É hora do mi mi mi
Normalmente faço tento pose de durona, e cara de quem tem tudo sobre controle... Mas, sou do tipo emotiva, que se apaixona, que acha que o amor pode mudar o mundo (o meu mundo), choro, até com comercial de margarina! 
Depois que fui aprovada para o intercambio, comecei a fazer mil planos, imaginar como seria a vida em outro país... como seria estar tão distante da família, dos amigos e de tudo que eu amava. Como seria deixar meu mundo para traz? Eu não sabia... 
E por medo decidi deixar meu frágil coração no Brasil, eu tinha um grande objetivo a conquistar em Portugal e me apaixonar... namorar... poderia colocar tudo a perder, e portanto estava fora de cogitação! 
E assim foi feito, projeto traçado, malas prontas e eu vim para Portugal com uma pedra a bater no peito. Aparentemente a estratégia funcionou bem, até hoje, quando percebi que meus dias de tripeira (nome dado aos que vivem no Porto) estão irremediavelmente a findar... 
Ao caminhar pelas ruas da baixa, olhando cada detalhe da arquitetura, ao ver os azulejos,  as roupas nas sacadas percebi-me quase a chorar de saudade do Porto, o meu Porto, a minha cidade, a minha casa, a vida que aqui construí! 
Descobri que para meu desgosto, meu coração bate forte em meu peito, e o amor do qual eu tanto quis fugir tomou-me de sobressalto,  não quero voltar... não quero abandonar esse amor, não quero deixar Portugal... 
E para deixar tudo mais difícil... trata-se de um triangulo amoroso... será possível amar verdadeiramente duas coisas ao mesmo tempo? Portugal pode ser um novo amor, mas e o Brasil? 
Aaaahhh  o Brasil, minha terra, minha família, meu país... só de me imaginar a pisar novamente teu solo meus olhos se enchem de lágrimas!  
Sempre que sonho é com a minha chegada, sonho que estou entrando na casa da minha mãe ou chegando na faculdade, sonho com reencontros, abraços, a alegria de estar novamente em casa...  

"Mas a vida é real e de viés
e vê só que cilada o amor me armou"

Ficar ou partir, 
tudo que aqui tenho ou tudo que lá deixei??

18 comentários:

  1. Mariana, que lindo! Amei!!!
    Eu fico imaginando como será minha volta tbm, e já me apeguei a Angra tbm.. Imagino o q vc sente.
    Vc expressou lindamente!
    Curte mto os últimos tempos aí.
    Não sei mais o q te dizer, mas força!
    Parabéns, post emocionante!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que gosta do que escrevi, e que tem mais gente no mundo que se apega a cidades!

      Excluir
  2. Uau, não sou emotiva, mas meus olhos se encheram de lágrimas agora. Nem gosto de pensar no dia que terei que voltar. Quando vc coloca a dúvida, significa que vc pode ficar por mais quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou do texto!
      Existe uma possibilidade que eu fique, mas muito incerta.

      Excluir
  3. Fim de ano de decisões e espectativas hein!
    Boa sorte ai com as suas.

    ResponderExcluir
  4. Lindas palavras ... as paixões são assim mesmos ... ela vem e tomam forma e se encravam no coração e batem forte .... deixa pulsar ... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tadeu!! Um beijos grande! No próximo inverno vou para o Sul, a gente se contra lá!

      Excluir
  5. Nossa!!Acredita que começo deste ano fui com a minha família à passeio pra Portugal..e a primeira cidade que conhecemos foi Porto.Ficamos só dois dias!!Mas te falo uma coisa, não tenho outra idéia em mente a não ser ir pra morar aí! Me apaixonei terrivelmente por Porto!E não estou exagerando..caraca, não sei, mas foi amor à primeira vista..devo ter nascido em Portugal em outras vidas!haha =) Acabei achando seu blog por acaso e sempre que posso venho fazer uma visitinha..espero que vc consiga fazer uma boa escolha, tem que ponderar os prós e contras né..Mas eu te entendo, a gente cria laços com os lugares em que vivemos, com as pessoas que vivem ao nosso redor..difícil escolha..mas no final tudo tende a dar certo!Estou torcendo por ti!
    Karly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta do blog, melhor ainda saber que tem mais gente no mundo que sente esse "amor" que eu sinto :)
      Quanto a escolha... é difícil mesmo saber o que é melhor!

      Excluir
  6. Ainda não saí do Brasil e já não quero mais voltar de Portugal!
    Seu blog é ótimo! Através dele me apaixonei ainda mais pelas terras lusitanas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana :)
      Não há como evitar essa paixão por Portugal! Você com certeza vai adorar!!!

      Excluir
  7. eae Mary, tá chegando a hora de dar tchau??? Qdo você volta... Beijoss, Saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!!! No comecinho de março eu estou por aí!! beijão

      Excluir
  8. Ja tão cedo ja estou apaixonado por Portugal
    Ja fui duas vezes
    E assim que eu poder pego minhas coisas e levo minha vida pra lá
    Morar, apaixonar, criar uma vida, ter trabalho, naturalizar quem sabe
    Fado, povo, cidades, belezas, tudo
    Espero o mais cedo possível estar morando na terra lusa

    ResponderExcluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)