Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Manual de sobrevivência!!

Pequena pausa nas histórias da Irlanda para desvendar os dilemas da primeira semana em Portugal. São muitas obrigações burocráticas, acho que por isso geram tantas dúvidas, muitas pessoas têm me pedido ajuda, por isso, resolvi escrever aqui o manual “como sobreviver à primeira semana em Portugal”. 


Lembre-se, faça tudo isso andando e prestando atenção em todas as janelas, há muitos anúncios de “arrenda-se”! 



Junte numa pasta alguns documentos que você vai precisar o tempo todo, são eles: 



Passaporte 

Fotos 3x4 (foto tipo passe) 

Voucher do seguro saúde ou PB4 

Carta de aceite da Universidade 
Carta de matrícula da Faculdade (caso tenha) 
Carta de benefícios ou declaração de renda
Comprovante de reserva do hostel ou residência. 

Primeiro dia 
Primeira parada será no SEF Serviço de estrangeiros e Fronteiras (procure no Google o endereço mais perto de você) fazer sua declaração de entrada e pedir a prorrogação do seu visto. Para quem entrou na Europa por outro país que não seja Portugal tem 3 dias para comparecer ao SEF sem pagar multa! Leve sua pasta de documentos. 
Nesta visita ao SEF você vai apenas agendar a data da entrega de sua documentação para renovar seu visto, portanto, não precisa ter seu endereço definitivo! Vai receber uma lista com todos os documentos que precisa apresentar, normalmente marcam a entrega dos documentos para dali a 20 dias! Acrescente à sua pasta o documento que comprova sua marcação com o SEF. 
Não é preciso apresentar comprovante de endereço no Brasil, nem de antecedentes criminais!
Para aqueles que entraram direto em Portugal (voo sem escalas) não há obrigação de comparecer em 3 dias, mas não demore muito, quanto antes tiver sua carteirinha de residente melhor! 

Segunda parada será o Consulado Brasileiro em Portugal, (Lisboa, Porto) lá você vai fazer uma carteirinha para não precisar carregar o passaporte o tempo todo. Mas essa carteirinha não será aceita para as atividades aqui descritas, ela serve para você usar no dia a dia, não em situações formais! 
Leve a sua pasta, mais todos os documentos brasileiros que tenha (certidão de nascimento/casamento, título de eleitor, habilitação, RG, reservista, etc). 
É necessário apresentar um comprovante de endereço, pode ser uma carta do senhorio, contrato de aluguel ou NIF (número de identificação fiscal).

Segundo dia 
Apenas para aqueles que precisam abrir conta bancária, Serviço de Finanças, aqui seria bom já ter seu endereço definitivo, mas caso não tenha use o provisório, depois volte para alterar. Leve a sua pasta de documentos para fazer seu NIF, número de identificação fiscal, que é como um CPF de Portugal, fica pronto na hora! Coloque o documento com o número do NIF em sua pasta.
Em algumas cidades pode ser necessário pagar, no Porto é grátis! 
Banco: leve a sua pasta que há esta altura já esta mais cheinha, para abrir sua conta, o banco fará copias dos seus documentos e você deverá voltar ao banco em 2 ou 3 dias para assinar os documentos da conta.
Mesmo que o banco não peça faça um depósito de qualquer valor na sua nova conta para receber um extrato que poderá ser seu comprovante de endereço definitivo, caso não tenha endereço, peça para retirar o cartão na agência! 
Guarde na sua pasta o documento com número da sua conta, código da agência e código do Banco. 
Não é necessário esperar pela carteirinha de residente para abrir a conta! 

Matrícula na Faculdade 
Esta pode acontecer a qualquer momento, aqui na UP, Universidade do Porto,todos os alunos de mobilidade tem uma reunião para receber diversas orientações sobre a faculdade e os cursos, com data pré-agendada pela internet, só podemos fazer a matrícula nas faculdades depois desta reunião. 
Na FCUP é bem tranquila essa questão, podemos “fazer e desfazer” a matrícula a qualquer momento, não esqueça de pedir também o comprovante de isenção das propinas, coloque sua matrícula e comprovante na pasta! 

Agora a sua vida em Portugal depende desta pasta, nem pense em perde lá!!

Para não morrer de saudade da família temos opções o plano Mundo da Optimus ou Vodafone, ligações para fixos por 0,06€ e 0,26€ para celulares. Lembre-se alunos da UP ganham um chip da Optimus no plano TAG, então você pode comprar o "aditivo" Mundo para a mesma linha, e assim fala baratinho para sua casa do Brasil e de graça com todos da faculdade!  
Tente ensinar sua família (papai e mamãe aprenderam) a usar o Skype! Assim vc pode vê-los e não paga nada além da sua conexão de alta velocidade, mas tem também os pacotes ou assinaturas eu pago R$33,00 por mês e falo para fixos de qualquer DDD sem limite de minutos! 

81 comentários:

  1. Mariana, obrigado pelas informações.
    Se puder tirar apenas uma dúvida ficarei grato:
    - Na visita agendada no SEF é preciso algum outro documento além dos que você já citou no post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, sim quando for à visita agendada, para pedir a prorrogação do visto vais apresentar uma lista de documentos.
      Esta lista lhe será entregue no dia de sua declaração de entrada!

      Excluir
  2. Sempre com ótimas dicas Mariana. Muito esclarecedor, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi, valeu pelas dicas, fiquei com uma duvida.
    desses documentos "certidão de nascimento/casamento, título de eleitor, habilitação, RG, reservista, etc)", eu tava pensando em levar apenas, habilitação e RG. Os outros(certidão de nascimento, titulo de eleitor, reservista) tem necessidade de levar?? Valeuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, coloca pelo menos o título de eleitor na mala, este anos temos que justificar aqui no consulado para não pagar multa no retorno ao Brasil!

      Excluir
  4. Esses documentos tem que levar cópias autenticadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, só os originais!

      Excluir
    2. Olá Mari, muito bom o blog. Parabéns.
      Mas se eu levar cópias autenticadas, servem?

      Excluir
    3. Olá, as copias autenticadas no Brasil nao sao validas aqu! Nao perca seu tempo nem seu dim dim com isso!

      Excluir
  5. Que plano é esse TAG? Qual a operadora de telefone?
    Só recebe quem é aluno da UP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAG é um plano da operadora Opimus, os alunos da UP recebem o chip gratuitamente, e com ele falamos sem custo para todos do mesmo plano! Mas você pode comprar um chip deste plano se quiser!

      Excluir
  6. Mariana, temos mesmo que levar a certidão de nascimento? Pensei em levar somente o R.G , não serve ?Pode dá algum problema a falta dele? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, se você for receber alguém em sua casa, tem que enviar a "carta convite" do SEF, e o SEF só aceita como comprovante de parentesco a certidão de nascimento!
      Isso também vale para quem vai receber alguém por mais que os 90 dias do visto de turista!

      Excluir
  7. já consegui um quarto para alugar lá... vc sabe se preciso de algum documento que comprove que eu já tenho moradia??
    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Sim, mas pelos comentários que tenho visto a imigração tem sido bem tranqüila com os estudantes, tanto para que vem direto quanto para os que fazem escala em Madrid!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que eu preciso pedir ao senhorio de minha moradia para que eu tenha um comprovante de residência de Portugal?

      Excluir
    2. Daniel pode ser um recibo do pagamento da renda, onde conte teu nome, endereço , nome e NIF do senhorio!

      Excluir
  9. Oii! eu queria saber se quando eu chego no aeroporto aí, se eu tenho que me apresentar em algum lugar, ou só pegar as malas e tchau....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, se vc vier direto para Portugal vai passar na imigração aqui no aeroporto do Porto antes de pegar suas malas.
      Se fizer escala em Madrid quando chegar ao Porto é só pegar suas malas e tchau! (terá passado na imigração em Madrid).

      Excluir
    2. ah sim, obrigada então ;). Vou direto para Portugal, eh que eu ja viajei uma vez mas faz um tempinho e não lembro de ter passado pela imigração, eu fui direto pegar as malas e depois fui embora.

      Excluir
    3. Tenho certeza que será bem tranquilo! Boa viajem!!!

      Excluir
  10. É..... tem que ser tudo assim, tão rápido, porque queria dormir um pouco no 1º dia depois de 12 horas de viagem...kkkkkk
    Minha dúvida maior, apesar de simples, é se os atendestes de todos esses órgãos são pelo menos educados, porque os daqui do Brasil me dão medo, melhor, pena.
    É realmente fácil o atendimento, o agendamento, etc?!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO DURMA!!! Faça o seu melhor para ir dormir só a noite, isso vai te ajudar muito a vencer o fuso horário sem sofrer muito!
      Fora o chá de cadeira em cada um deles, fui bem atendida sim!

      Excluir
  11. Ei Mariana, com relação ao dinheiro que a CNPq depositou aqui no Brasil, como vc fez para levá-lo para Portugal? Carregou ele todo no VTM ou pediu transferência do mesmo para sua conta aí de Portugal? Agradeço demais às dicas =) estão me ajudando demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      Eu vim com 300€ em dinheiro e todo restante no VTM! Na época essa foi a melhor forma em custo benefícios! Usa o VTM aqui foi super tranquilo, sao poucos os lugares que nao aceitam!

      Excluir
  12. Foi de muirtissima ajuda! Obrigada ^-^

    ResponderExcluir
  13. Olá Mariana! Parabéns pelo seu blog, muito bom e com excelentes dicas. Vi aqui que fez conexão pela Iberia em Madrid. Também farei, você teve algum problema com a imigração? Quais documentos te pediram? Eu só tenho 1:30h entre os voos e estou com medo de não dá tempo. Obrigada por toda a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a imigração em Madrid foi super tranquila só me pediram passaporte e passagem, nao fizeram nenhuma pergunta!
      Se o tempo será suficiente, vai depender de quão longe será seu Portão de embarque do teu portão de desembarque! Pq o aeroporto é realmente imenso!

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda! Sobre os documentos que devem sempre estar com a gente, a minha carta de aceite original ficou no consulado Português aqui no Brasil, será que tem algum problema em ser cópia autenticada? Não vou como bolsista do CNPQ mais como da minha universidade, e eles me deram uma declaração onde consta o valor da bolsa.. será que isso é o suficiente? Tenho uma tia do Porto que já achou um apartamento pra mim em Lisboa e a dona me encaminhou uma declaração de residência, isso serve como comprovante de morada? Desculpa as várias perguntas.. mas viajo logo e quero levar tudo certo já!

      Excluir
    3. Traz a copia da carta e assim que puder faça sua matrícula na faculdade. O comprovante de matrícula substitui a carta de aceite.
      A carta da tua facul e a carta do seu senhorio servem para apresentar ao SEF para renovar o visto. De qualquer forma, no dia que for declarar sua entrada já mostre esses doc. assim se faltar algo já vai ficar sabendo com antecedência para resolver!

      Excluir
  14. Mari,

    1 - Quando eu chegar lá no SEF essa declaração de entrada eles tem lá ou eu preciso levar impresso?
    2 - não achei o endereço do consulado você sabe me dizer, quero ir procurando no google maps os lugares porque com certeza irei me perder muito por lá.
    3 - O NIF eu faço onde? E precisa de quais docs
    4 - O melhor banco ai é qual o CGD? Ele atende aquela exigência do CNPQ?
    5 - Quando a gente aluga algum apartamento ai os senhorios dão alguma declaração para servir como comprovante de residÊncia? Porque a gente não vai ter nenhuma conta para servir como comprovante como a gente faz aqui no Brasil

    Desculpe a quantidade de perguntas ^_^

    Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque!

      1- Não precisa imprimir nada para levar ao SEF.
      2- http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/europa/republica-portuguesa/porto/informacoes/atendimento-ao-publico
      3- O NIF vc vai fazer no serviço de finanças (coloque no google para saber o mais perto de vc, são muitos endereços)
      4- CGD é um bom banco e atende as exigências do CNPq
      5- O senhorio pode te dar uma carta ou um recibo de renda, mas em ambos tem que constar "recibo de renda" endereço seu nome e nome e NIF do senhorio. Você também pode usar um extrato do banco como comprovante.

      Será que respondi tudo?
      Se precisar de algo mais é só escrever!

      Excluir
  15. Parabéns pelo blog, Mariana! Estás 'a ajudar' muitos CsF's, inclusive eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta Natália, se tiver dúvidas pode perguntar!

      Excluir
  16. Obrigado Mariana, me ajudará bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rafael, se precisar de algo pode me perguntar!

      Excluir
  17. Respostas
    1. Tem, mas só no metrado, aqui graduando não faz estágio.

      Excluir
  18. Mariana, parabéns!!! Ótimo post.
    Sabe me indicar um banco por aqui no Porto??? Me falaram no Santander por causa da parceria com a universidade, mas falaram tbm que as taxas são mais altas. Falarem na Caixa Geral de Depósitos e no BPI. O que voce acha??
    Desde ja agradeço,
    Geraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Santander nao tem taxas para alunos da UP, mas recomendo a Caixa Geral, que tb tem conta sem taxas para universitários e vc pode perder um cartão pré pago para fIçar isento das taxas da raynair!

      Excluir
  19. Oi Mari Balaton, muito bom o teu blog, esclarece muitas coisas importantes para quem está indo para PT! :D

    Tenho uma dúvida sobre o visto, quando você renova ele aí em PT ele vai com "Entradas Múltiplas"?

    Obrigado pela atenção!

    Paulo Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, aqui vai receber uma carteira de residente que lhe dará livre transito pela UE.

      Excluir
  20. Oi Mariana,
    Muito bom o blog!!Parabéns =)!!ótimas dicas!!
    Eu queria saber qual banco você acabou por optar ao chegar aí?!Você abriu uma conta universitária?

    Muito muito obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios Nádia, recomendo que abra cinta na Caixa Geral de Depósitos, ele sao um pouco mais burocráticos para abrir a conta, mas te darão o cartão prénoago q te isenta das taxas da raynair!

      Excluir
  21. Olá Mariana!
    Parabéns pelo blog!
    Você onde posso comprar jaleco em Porto?!
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, normalmente a associação de estudantes tem o vender! Como nao uso, nao conheço lojas!

      Excluir
  22. Ola Mariana! Parabéns pelo blog.
    Queria saber: quanto tempo demorou pra voce pegar sua carteirinha de residente la no SEF?
    E outra: eu posso ir para o Brasil e voltar pra ca mesmo sem essa carteirinha(se ela não tiver chegao)?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, fico feliz em saber a gosta do blog, quanto á sair de Portugal, pela regra enquanto sua carteirinha de residente nao chegar vc tem direito a 2 entradas em Portugal! Ou seja quando chegar gasta a primeira e terá direito a 1 viajem para fora de Portugal.
      A minha carteirinha demorou 30 dias para chegar depois da entrega dos doc. no SEF!

      Excluir
  23. Parabéns pelo blog Mariana, muitas informações que norteiam novos moradores de Portugal, Tenho uma dúvida, não estou achando a localização da SEF no porto, poderias me ajudar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o SEF fica na rua do pinheiro número 9.
      Prepare- se o atendimento é demorado!

      Excluir
  24. Mari, tu sabe se o extrato da conta bancária aaqui do Brasil vai servir como comprovante de renda?
    porque o meu comprovante de bolsa eu deixei o original no visto e não tenho cópia, tu acha que eles vão devolver os documentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melian, se você é bolsista vai precisar do comprovante da bolsa de estudos e o consulado NÂO vai devolver o seu original!
      Você deve conseguir com sua faculdade ou CNPq/Capes o pdf do documento, faça uma impressão de alta qualidade que também serve!

      Excluir
  25. Olá Mari!

    Para ir no SEF e comprovar a moradia tem que levar o que?
    Contrato? Atestado de moradia conseguida na junta da freguesia? ou apenas uma carta?
    Estou tendo dificuldade em conseguir algum quarto e que o dono faça contrato e fiquei sabendo que pra conseguir o atestado tenho que levar duas testemunhas portuguesas...
    O que fazer?

    Muuuuuito obrigada pela atenção!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, pode levar o atestado da junta de freguesia sim, mas não precisa dos 2 portugueses! Peça para o seu senhorio um recibo do pagamento da renda, tem de estar escrito "recibo de renda" , ter o endereço, seu nome e o nome do senhorio!

      Excluir
  26. Oi Mariana,

    essa carteirinha é obrigatória, do Consulado?
    Porque vou chegar sem ter uma residência..como comprová-la, ou ter um NIF?
    não tem como né...não sei se entendi muito bem!
    mas a parte que me compliquei foi essa:
    "É necessário apresentar um comprovante de endereço, pode ser uma carta do senhorio, contrato de aluguel ou NIF."

    Obrigaada!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, a carteirinha do Consulado não é obrigatória, mas é muito bom te-lá, com ela vc não precisa andar com seu passaporte, e correr risco de perder seu passaporte ou molha-lo numa das muitas tempestades do inverno Português é uma problema que ninguém quer!
      Para fazer a carteirinha você precisa mostrar um comprovante de endereço aqui de Portugal, carta do senhorio (carta do proprietário do imóvel que você alugou, contrato do alguel do lugar onde você vai morar ou NIF (que você faz na casa das finanças não paga nada -no Porto- e fica pronto na hora) que é o cfp Português!

      Excluir
  27. Lendo esse post, me preocupei com esse negócio de pegar uma carteirinha de residente! Eu vou entrar direto por Portugal e peguei o visto de estudante (120 dias) aqui mesmo no Brasil. Mesmo assim preciso dessa carteirinha? Eu "troco" o meu passaporte por essa carteirinha? E esse NIF é obrigatório? Eu indo no Consulado Brasileiro sem o NIF eu consigo fazer o cartão??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, Todos precisamos da carteira de residente, pois seu visto não cobre o prazo todo do seu intercambio. Já que vem direto para Portugal não tem prazo de 3 dias para ir ai SEF, mas vá o quanto antes (o processo é burocrático e demorado). Você não "troca" o passaporte pela carteirinha eles se complementam! Mas dentro de Portugal a carteirinha será seu documento oficial.
      O NIF é obrigatório penas para quem precisa abrir conta bancária, (bolsas CNPq ou CAPES), no consulado você precisa levar um comprovante de endereço, pode ser seu recibo de pagamento de renda (aluguel) ou uma carta do senhorio (proprietário do imóvel que você arrendar)

      Excluir
  28. Olá Mari. Parabéns pelo blog! Gostaria de saber como fazer essa carteirinha no consulado logo no primeiro dia caso a pessoa não tenha esse comprovante de residência? ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, o comprovante de endereço é obrigatório para fazer a carteirinha do consulado.

      Excluir
  29. Mari, você não podia, por acaso, fazer um post falando sobre os preparativos aqui no brasil? Por exemplo, como consegue o visto, que documentos são necessários pra ir para lá, como é feita a candidatura de estrangeiros na universidade, e etc?

    Desde já, agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não falei dessa "parte" do processo pois vária muito de cidade para cidade, de Universidade para Universidade.
      A minha facul do Brasil fez toda a minha candidatura, eu só fiquei esperando a resposta, e no site do consulado de Portugal em São Paulo tem uma lista completa dos documentos necessário para o visto, que é um pouco diferente de outras cidades!

      Excluir
    2. Olá ainda estou decidindo entre a Universidade de Porto e a de Coimbra e gostaria de saber como funciona a isenção de propina. Obrigada :)

      Excluir
    3. Ola Rosiane
      A minha faculdade no Brasil tinha um convênio que isentava os alunos da propina, você precisa falar com o dep de relações internacionais da sua faculdade para saber se eles tem algum convênio deste tipo.

      Excluir
  30. Olá Mari!
    Eu vou tirar meu visto de estudante em Portugal, pois não terei tempo de tirar no Brasil. Para conseguir essa carteirinha que "substitui" o passaporte no dia a dia, eu preciso já ter o visto no meu passaporte ou já posso solicita-la quando chegar,antes de ter o visto?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você precisa do visto antes de ter a carteirinha,mas… eu nunca ouvi dizer que é possível tirar o visto diretamente em Portugal.

      Excluir
  31. Olá Mari
    Tudo Bem ?
    Eu estou com viagem marcada para Portugal e já tenho o PB4 em mãos. No entanto, viajo com minha primeira parada em Madri, pois tem conexão. O PB4 vale em alguns países, inclusive na Espanha, mas não em todo o espaço shengen. Parece que a imigração espanhola é metódica. Se for solicitado esse seguro na imigração, eles podem questionar, dizendo que o pb4 não serve, por que o seguro apresentado teria que ser mais abrangente, ou seja, um seguro para todo o espaço shengen?
    Obrigado pela atenção. e-Mail: dr.porreca@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, na minha escala por Madrid eles nem sequer olharam na minha cara… não pediram nenhum documento. Quando minha mãe passou por lá foi a mesma coisa. Fique tranquilo!

      Excluir
  32. ola boa tarde , todas essas dicas que vc deu servem tambem para quem vai fazer curso de idiomas ai em porto , preciso de visto de estudante , pois o curso tem uma duracao de 5 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vc tb terá que renovar o visto já que o de turista só vale por 90 dias

      Excluir
  33. Olá, ótimas informações no blog, parabéns!!

    Eu irei realizar mobilidade internacional, passarei 5 meses em Portugal, parceria da UP com a minha faculdade, não é nenhuma bolsa.
    Eu li, onde você fala sobre a renovação/prorrogação do visto no SEF, que a primeira coisa a ser feita lá.
    No meu caso eu entrei com o pedido do visto, para os 5 meses aqui no Brasil, visto de estudante. Também terei que realizar essa prorrogação lá? (Não entendi direito, qual a diferença do visto que pedimos enquanto estamos aqui no Brasil ainda e essa prorrogação?)

    Aliás, estou com medo da resposta do meu visto demorar a sair. Pois, as aulas lá iniciam no inicio de Setembro, e eu enviei os documentos pro consulado agora dia 10 de julho.

    Agradeço desde já as informações.
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o visto que será concedido aqui no Brasil terá validade de 90 dias, você pedirá a prorrogação para o tempo necessário de estudo no SEF.

      Excluir
    2. Olá, agradeço a resposta,

      Mas ainda tenho dúvida, o tipo de visto que dei entrada é o de "Estada temporária" que pelo que vi é para um período igual ou inferior a 1 ano. (No meu caso irei ficar em Portugal por 5 meses). Mesmo assim preciso entrar com esse pedido de prorrogação??

      Veja nesse link dos preços e tipos de visto do site do consulado: http://consuladoportugalsp.org.br/instrucoes-para-pedido-de-visto/

      Eu paguei esse de 430,00 se for assim eu deveria/ poderia ter pago pelo de curta duração (1 a 90 dias) cujo valor é de 218,91 ??

      Se for assim eu sai perdendo, visto que paguei o mais caro aqui, e terei que pagar lá novamente :( (??!!)

      Excluir
    3. Vc pediu o visto correto. Quando for ao SEF vai fazer sua carteira de residente, (que ficará pronto em até 90 dias) assim terá um documento português e não precisará mais andar com passaporte

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)