Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


segunda-feira, 11 de março de 2013

A Partida parte II: a burocracia!

A proximidade do dia da volta para o Brasil não significou apenas fazer as malas. Antes disso foi preciso “encerrar” a vida em Portugal, e nessa hora descobri que a burocracia brasileira tem origem nas nossas raízes portuguesas! Então vamos a uma lista das últimas obrigações em terras Lusitanas.

90 dias antes do embarque comece a pedir o TAX FREE, (reembolso parcial do imposto IVA). Algumas lojas oferecem esse benefício aos clientes que não sejam europeus nas compras acima de 60€ feitas nos últimos 90 dias da estadia na Europa. No ato da compra é necessário apresentar o passaporte e preencher um formulário específico. Quem tem o NIF (número de identificação fiscal) de Portugal só tem direito ao tax free se antes da partida passar nas finanças e alterar a sua situação de moradia para “não residente”. Para isso, terá de deixar alguém responsável pelo NIF, pois eles não cancelam e também não alteram sem este "substituto".


60 dias informe seu senhorio a data da sua partida, alguns pedem “aviso prévio” da desocupação do imóvel/quarto de 2 meses de antecedência.
Cancele serviços de TV a cabo ou internet ou transfira para o nome de pessoas que ainda ficaram em Portugal, isso também vale para contas de água, luz e gás. Confirme com cada empresa ou prestadora de serviço quais os procedimentos necessários e não se esqueça de pedir e guardar os comprovantes de cancelamento.

30 dias se você, como eu, teve que abrir conta em um banco Português, recomendo que, assim que possível encerre sua conta. O processo até o encerramento definitivo da conta é lento, então faça isso com bastante antecedência, para que, em caso de problemas, você tenha tempo para resolvê-los! Mais uma vez: NÃO recomendo o banco Santander Totta, que só me trouxe problemas. Pedi o encerramento da minha conta em 01/02/13, a conta até hoje está aberta e eu já estou no Brasil!!
Venda tudo que você não puder ou não quiser levar para o Brasil! Vale anunciar em sites de compra e venda, grupos do Facebook ou ir no mercadinho que a ESN organiza todo fim de semestre, assim você ganha um dinheirinho e os alunos que estão chegando economizam!

15 dias veja com o departamento de relações internacionais da sua faculdade se sua documentação está completa e solicite a “transição de registros” que é o envio do seu histórico acadêmico de Portugal para sua universidade no Brasil.

7 dias, segure a ansiedade e comece a fazer a(s) primeira(s) mala(s), coloque nela(s) tudo que você já não precisa, presentes etc.

3 dias é hora organizar a última mala. Deixe separados as trocas de roupas necessárias e artigos de higiene pessoal, e não se esqueça de colocar na mala de mão uma roupa adequada para o clima da sua cidade na hora da sua chegada.
Pese suas malas! Comprar uma balança de banheiro para pesar as malas é um ótimo investimento!!! Assim você não corre o risco de ter problemas na hora do embarque!
Caso você, como eu, tenha muita coisa para trazer, e vai pagar excesso de bagagem, compre uma mala extra no check-in on-line. Muitas companhias oferecem descontos para quem compra com antecedência.

No dia da Partida: O grande dia chegou! Chegue cedo ao aeroporto, passe no balcão da alfândega para entregar seus pedidos de Tax Free, eles podem pedir para ver os produtos comprados. Se suas malas não são de boa qualidade da loja da china vale a pena “enrolá-las” com stretch, no Porto paga-se 8€ pelo serviço e ainda tem a vantagem de confirmar o peso da mala e garantir que não haverá problemas no balcão de embarque.
Abrace seus amigos, olhe o Porto pela última vez, e embarque para a “vida real” no Brasil. 


27 comentários:

  1. "vida real no Brasil..." (lágrimas nos olhos...)

    ResponderExcluir
  2. Mais um serviço público de Mari Balaton, obrigado :D
    Fiquei com uma dúvida: esse negócio de passar o NIF para alguém, como funciona? Tem que ser alguém que continue a morar em pt?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, eu não sei exatamente como funciona por que não consegui fazer, fiquei sabendo disso no dia do embarque...
      Então se você puder passar nas finanças e conseguir mais informações avisa aqui que eu coloco sua dica no post!

      Excluir
  3. Mari.. tem muito preconceito com brasileiros por lá? Li vários comentários de maltratos, humilhação e preconceito com os brasileiros pelo simples fato de serem do Brasil... Acontece muito frequente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu NUNCA sofri nenhum tipo de preconceito!
      Sei que em algumas situações existe, mas comigo nunca aconteceu nada!

      Excluir
    2. Sim, o preconceito existe SIM. Estou terminando o intercâmbio cá em Aveiro, e passei por várias situações de preconceito. Não só eu, mas muitos brasileiros que vieram estudar aqui. Preconceitos quanto a língua, preconceito sobre nacionalidade e muitas coisas mais. Escutar muitas barbaridades que as pessoas acham sobre o Brasil e América Latina. Tive muitos problemas com o senhorio do apartamento, com professores na universidade, enfim, coisas complicadíssimas. Infelizmente situações de preconceito e falta de respeito acontecem sim! Mas não se pode generalizar! Portugal é um país legal(giro), tem coisas bacanas, pessoas maravilhosas, mas também tem pessoas que estragam as coisas por aqui. Independente do país onde você esteja nada pode ser generalizado.

      Excluir
    3. Oi Felipe, muito bom ter contribuições como a sua aqui no blog!
      Caso queira compartilhar algum momento onde houve preconceito com a galera q lê o blog é só escrever um texto e me mandar por e mail (marybalaton@hotmail.com) seria muito bom publicar uma história real sobre esse tema!
      Aguardo seu contato!!

      Excluir
    4. O Felipe tem razão, um dos maiores preconceitos que tenho visto por aqui é sobre a língua. Há muitas críticas, claro que isso não vem das pessoas que fazemos amizade e nos respeitam. Eles assistem muito as novelas brasileiras e aproveita-se disso para justificar suas ironias. Fazem brincadeiras e zombam da gente, para isso basta ver no Facebook algumas publicações relacionadas ao "Brasiu" como muitos escrevem para zombar de nós. E depois mesmo entre os que conhecemos, seja na faculdade ou em outras relações às vezes é um preconceito sutil, implícito. Por exemplo, nenhum dos meus professores se referem aos livros escritos ou traduzidos no Brasil como livros escrito e traduzido em português e sim em brasileiro. Nao seria melhor colocar em português do Brasil?

      Enfim, Portugal é uma terra linda, de pessoas maravilhosas, mas infelizmente parece que ainda não resolveu sua história com o Brasil.

      Excluir
    5. Eu concordo plenamente com o Felipe e com o Anônimo.
      Estou aqui há 5 anos e na UP fui discriminada pelos professores e pelas colegas, que só fizeram amizade comigo quando perceberam que eu era capaz de tirar melhores notas que as portuguesas.
      Fiz um teste de uma disciplina x e a professora me deu um 11. Ao questioná-la sobre o porquê da nota, ela disse que eu tinha escrito tudo a brasileiro. Eu disse à senhora que eu não queria saber disso, o que me interessava era o meu conhecimento adquirido, o conteúdo, e ela não soube me dizer. A única resposta foi:"só posso te dar um 13, se quiser mais nota, tem que pedir uma nova análise e pagar". Fiquei desnorteada! Na escolha da orientadora foi a mesma coisa, eu não tive escolha, fui designada para uma orientadora que não me deixou explorar no meu estágio. Tive de fazer tudo do jeito como ela quis.
      Agora, no verão, temos de atentar-se com o tipo de roupa que saímos na rua porque os homens dão aquelas "cantadas agressivas" e falam coisas muito impertinentes. Já tive uma situação de uma senhora ao saber que sou brasileira dizer:"nem percebi que a menina era brasileira porque não anda pelada como as suas colegas".
      Os portugueses dizem que amam os brasileiros, mas isso é um preconceito maqueado,porque ao mesmo tempo em que dizem que amam, logo soltam um "brazuca", "falar brasileiro", etc.
      Não estou generalizando quando falo dos preconceituosos portugueses porque encontro pessoas maravilhosas por aqui.

      Excluir
  4. Mari, houve algum problema com a sua bolsa, como vir bolsas a menos ou a mais que você teve que comunicar ao CNPQ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no começo tive muito problema com atraso da bolsa, mas nunca aconteceu de vir a menos ou a mais!
      55 61 3211 9562 Este telefone é do setor financeiro do CNPq, sempre que precisei eles foram muito solícitos comigo e explicaram todos os problemas, espero que te ajude também!

      Excluir
  5. Mari, você conhece alguém com cartão de residente que conseguiu Tax free? Ou não tem o problema, o problema é só o NIF mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Tem algum e-mail por onde eu possa manter contato com vcs?
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog! Parabéns!
    Minha vontade de ir pra Portugal aumentou...rs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari, tudo bem?
    Você acha que vale a pena ir estudar em Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a experiência de morar fora do Brasil é muito ampla, as dificuldades de estar em outro país sozinha me fez crescer muito!
      Academicamente, não gostei muito do sistema de ensino/avaliação português, mas mesmo assim foi muito bom!
      Não sei nem explicar tudo que se aprende numa experiência como essa, é um aprendizado para a vida!

      Excluir
  9. Mari, estava lendo algumas coisas q vc postou sobre estudar em portugal e tudo mais. Bom, vi que vc foi pelo ciências sem fronteiras, também estou querendo ir, mas se algo der errado, quero um plano b, mas n acho muita coisa na net, sobre as burocracias de ir estudar em Portugal, nem dos valores, de nada na verdade, todo tipo de informação é muito vaga. Será que tem como vc, me dar um help em referência a esses assuntos? Me add no facehttps://www.facebook.com/ManuuAlves espero seu retorno. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuella, você pode tentar outras bolsas como do Santander. Para saber do custo das universidades você deve procurar por "propinas" que normalmente são semestrais em torno de 1000e por semestre.
      Se quiser entrar direto pela faculdade (fazer o curso todo em Portugal) vc deve fazer o concurso nacional, o vestibular de lá!

      Excluir
  10. Mari te mandei um email.
    Por favor me responde.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Então, estou terminando meus estudos aqui e uma coisa me intrigou, como é esta situação do NIF? Eu vou ir lá cancelar, mas tem que ter um substito????
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O NIF é como um CPF, não há como cancelar! O que eles pedem é que vc deixe um endereço fixo em Portugal de alguém que possa receber alguma correspondência quando necessário

      Excluir
  12. Olá minha cara Mari. Sou professor da rede privada e pretendo cursar mestrado em Portugal. Pergunte-lhe o acesso as universidades são muito complicadas? Em relação aos custos, também são elevados? Grato, Olavofernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Olavo, para fazer o curso toda aqui é preciso prestar o concurso nacional, para fazer uma parte do curso procure o dep de relações internacionais da sua facul.
    Quanto a custos depende muito da universidade na UP o mestrado fica em média €1500 por semestre
    Os custos para se manter aqui vc precisará de cerca de 800€ por mês (com vida simples)

    ResponderExcluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)