Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


domingo, 14 de julho de 2013

A Partida, parte III: Reencontros

Daí que ninguém sabia da minha chegada, há muito tempo eu pensava em surpreender a todos, então, inventei uma data fictícia para minha chegada e uma última viagem pela Europa para justificar não usar mais o vídeo no Skype, afinal ninguém podia ver eu desmontando a casa para colocar nas 3 malas e mais de 100 kg de bagagem que eu trouxe para o Brasil!!
Não tinha muitos planos não... Cheguei bem cedo às 7:30 da manhã, minha madrinha e cúmplice no plano foi me buscar no aeroporto, almocei feijão na casa dela e a tarde fomos para a porta do trabalho da minha mãe.
Chegamos alguns minutos antes do horário da saída, minha madrinha ficou bem na porta e eu um pouco escondida no meio das pessoas na rua... Esses minutos pareciam eternos... Mais longos que os 366 dias passados em Portugal.
E o tempo passa e a ansiedade só aumentava, e de repente minha mãe apareceu na porta, logo viu minha madrinha e abriu um lindo sorriso só dela , eu fui me aproximando aos poucos, sem chamar a atenção dela, só esperando quando ela ia me perceber ali...  Quando me viu ela disse: Não acredito que você chegou!!!
O abraço mais esperado, quantas lágrimas, quanta saudade... Como é bom estar perto de quem se ama!
Finalmente fui para a minha casa, meu quarto,  as coisas que deixei... O confortável sentimento de estar em casa!
Quando a noite chegou liguei na casa do meu pai, quando ele atendeu eu desliguei!  Ele já tinha chegado do trabalho, então fui até a casa dele, toquei a campainha e fui entrando... Ele saiu pela porta com cara de quem não estava entendendo o que estava vendo, e disse: Mas você é muito chata!! Eu ia te fazer uma festa!!! Depois do susto e muitos abraços ele contou que pensava em reunir a família em uma pizzaria no dia da minha chegada!
Pedi a minha mãe que ligasse para minha irmã dizendo que tinha que ir ao médico no dia seguinte, e que era próximo à casa dela, e depois da consulta passaria por lá para esperar o horário de pico do trânsito passar antes voltar para casa!!
Mentira contada, lá fomos eu e minha mãe para casa da minha irmã, chegamos antes dela e quando eu ouvi o barulho da porta corri para me esconder no escritório. Mal  minha irmã entrou em casa, foi direto guardar a bolsa no escritório, e quando acendeu a luz deu de cara comigo e gritou!!!  Grito de susto mesmo!!! Foi o reencontro mais engraçado! 
Como por causa de mais uma greve da Iberia tive o voo cancelado, acabei chegando durante a semana e não pude fazer uma grande surpresa para meus amigos, acabei dando a notícia pelo Facebook mesmo... E para quem ainda vai comprar a passagem fica a dica, voe TAP, é bem melhor!!!

10 comentários:

  1. Mari, seu blog é ótimo pra quem, como eu, vai estudas na UP.
    Agradeço as dicas. serão muito úteis. Espero daqui a um ano ter ajudado tanto quanto me ajudaste!

    Parabéns pelo blog e pela viagem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Vc ja se acostumou com a vida no Brasil novamente? Pensa em algum dia voltar a morar em Portugal? Acha que Porto é uma cidade para se construir uma familia e viver com mais qualidade de vida do que no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Michelle, sim o Porto é bem mais tranquila que sampa onde eu cresci! Se é uma cidade para se fazer família... depende muito!
      A crise por lá esta muito forte, encontrar trabalho é tarefa das mais complicadas! Mas é um lugar com menores índices de criminalidade!
      E na minha opinião, viver perto de quem é "da gente"do nosso sangue não tem preço!

      Excluir
  3. Oi Mari,

    Adorei o blog! Muito bom e cheio de infos úteis!
    Entretanto, permaneço com um dúvida. Me candidatei ao mestrado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O resultado só sai semana que vem (no cronograma consta até o final de agosto). Estou preocupada com o curto período de tempo, já que entre o resultado e o início do período letivo terei apenas um mês para providenciar tudo. Você saberia me dizer qual a média de tempo para entrega do visto? O procedimento é similar ao dos Eua, digo, eles retem seu passaporte para a concessão do visto e posteriormente enviam para sua residência? Caso demore muito, é possível a entrada como turista e regularização do visto de estudante em Portugal?

    Aguardo seu retorno e desde já agradeço! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, meu visto ficou pronto em 20 dias, mas isso varia muito, depende do consulado e da quantidade de pedidos que eles tenham para atender.
      Sim o consulado de Portugal também retêm o passaporte para emitir o visto, e caso você vá como turista (até onde eu sei) não tem como 'trocar' para visto de estudante em Portugal, ou seja, o visto de estudo só eh emitido no Brasil para ser renovado em Portugal.

      Excluir
  4. OLÁ!

    existe algum modo de estudar em Portugal sem ser por meio de algum programa do governo. Basicamente falando queria saber se existe algum modo "tentar prestar vestibular" aqui no Brasil porém para as faculdades de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus você precisa fazer o concurso nacional, não sei se dá para fazer a prova aqui no Brasil, mas pesquisa lá no site
      http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)