Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


terça-feira, 19 de junho de 2012

Supermercado

Se eu tivesse que enumerar coisas que eu sinto falta do Brasil (coisas, não pessoas) eu diria em primeiríssimo lugar: comida, em segundo lugar: doces, em terceiro lugar o clima, porque passei muito frio e até agora o verão de verdade não chegou!
Então para suprir minha saudade número um, costumo cozinhar bastante em casa, mas antes de esquentar a barriga no fogão, é necessário ir ao supermercado... e é aí que começa a aventura...

Comecemos então pelo fato de que para usar um carrinho é preciso ter uma moeda de 1, para libera-lo, devolva o carrinho nos locais corretos e terá seu euro de volta! O preço da carne de boi muitas vezes assusta, é mais cara de todas, mas, pode-se optar pelas muitas outras variedades, coelho, pato, carneiro, peru, porco, galinha e todo tipo de peixe. Também é muito comum vender os animais inteiros à vácuo, não é a melhor visão um freezer cheio de porquinhos à vácuo, mas...
Aproveitando que aqui é tudo novo e diferente, porque não uma carne diferente, na internet há uma infinidade de receitas! Já aprendi algumas!

Comprar frutas também pode ser diferente, banana é caro mas dá para comprar, os morangos são enormes e muito baratos, limão é lima e lima é limão, melancia é rosinha claro e quase sem gosto, agora uma caixinha com rótulo de fruta exótica com 4 goiabinhas dentro custar 10... é demais para o meu bolso! 

Vamos então para a seção de enlatados... feijão em lata, só se for emergência, salsicha em lata só em caso de vida ou morte, aproveite para comprar atum (o melhor atum que já comi) e tomate pelado (é só refogar com alho, cebola e sal terá um molho ótimo).
Se você é do tipo "louco por feijão", prepare-se e clique aqui e aqui para saber mais sobre o arroz e feijão de cada dia. No mercado há algumas variedades de feijão, (branco, vermelho, preto, verde) eu gosto do catarino,  que é mais parecido com o carioca, muito comum em São Paulo, o feijão é vendido em pacotinhos de meio kilo assim como os de arroz! 
Aqui o açúcar não é feito de cana (lembram das aulas de história da exploração da cana de açúcar brasileira?), logo não adoça tanto quanto o UNIÃO, o sal de cozinha é sal grosso e o sal fino é exclusividade das saladas, vem em embalagens pequenas e “de mesa”! 
Chegando aos produtos de limpeza, a palavra chave é spray, muitas casas não tem ralo para lavar a cozinha ou o banheiro, nem tanque para deixar roupas de molho, então tudo é em spray, spray para geladeira, para fogão, para microondas, para piso frio, para piso de madeira, para tirar gordura, para tirar nodoas (manchas), uso também paninhos descartáveis e biodegradáveis!
Agora a seção de bebidas: é mais barato comprar um bom vinho ou uma garrafa de wishky a comprar uma garrafa de 51 para fazer caipirinha.
Pepsi vende muito mais que coca-cola, mas atenção, nunca peça coca, que é sinônimo de cocaína, aqui se diz cola, que pode ser zero, light, sem cafeína, extra cafeína, zero sem cafeína ou a tradicional! Guaraná antártica é o refrigerante mais caro de todos... e minha adorada H2OH! Nunca encontrei para comprar...
Na hora de passar no caixa, mais uma surpresa, muitos mercados cobram pelas sacolinhas, não são caras 0,03 cêntimos (centavos) cada uma, mas vale a pena comprar uma retornável por 30 cêntimos e levar ela sempre com você ao mercado!

Última dica, gel é sabonete/sabão e gel para cabelos é fixador!

4 comentários:

  1. Prima, quando vc voltar estará acostumada já!!
    Aqui eles estão cobrando pelas sacolinhas tbm!!
    To adorando seu Blog... vou até compartilhar..
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nem imagina o quanto eu estou adorando escrever!!! Obrigada por compartilhar!!!!! Um super beijo

      Excluir
  2. Oi Mari
    Conheci seu blog hoje e era tudo que procurava, suas dicas são ótimas. Ganhei uma bolsa do CNPq e estou indo párã Porto do dia 11 de agosto. Tenho uma preocupação especial com alimentação pois minha filha de 4 anos e minha mãe irão posteriormente para ficar comigo. Foi muito difícil a adaptacão com alimentação? Obrigada. Bis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara, demora um pouco, mas agente aprende a comprar o que gosta! Minha dica é leve uma panela de pressão, por que por aqui é muito caro!!

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)