Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Uma brasileira na Hungria!!!

E então com 1 dia de atraso mamãe chegou no Porto, (nem preciso dizer o arrependimento de comprar a passagem dela com a companhia mais barata) e mesmo com todo meu preparo emocional, já no caminho do aeroporto eu quase não segurava as lágrimas e o aperto no peito! Era uma alegria misturada com ansiedade, um nó na garganta que se desfez em lágrimas  quando a vi! E finalmente pude ter aquele abraço, era a realização de um sonho que estava apenas começando!
Juntas íamos conhecer um pedaçinho da Europa que faz parte da história da família que se perdeu com os anos, a Hungria.
Parlamento de Budapeste
Meus bisavós eram Húngaros e foram para o Brasil para fugir da guerra, não sabemos exatamente como isso aconteceu, essa é uma daquelas coisas de família que apenas os adultos falavam, e minha mãe tem apenas algumas lembranças em flashes.
Sabemos apenas que eles eram Húngaros, fugiram para o Brasil em um navio e temos o sobrenome de um lago que é o mais importante da Hungria. Não temos nem mesmo a data de nascimento do meu avô  que nasceu durante a fuga e foi registrado no Brasil com mesma data de nascimento de todos os irmãos!
E lá fomos nós com nossas passagens low cost rumo à Hungria para conhecer o tal lago Balaton! 
Gellert Thermal Spa

A viagem foi muito tranquila, quando chegamos em Budapeste já era noite! Nosso hostel não foi nada de extraordinário, mas foi justo, camas boas, cozinha, banheiro limpo! Na primeira manhã saímos para comprar nosso café da manhã húngaro, e no que parecia uma padaria, ninguém falava inglês... estranhei, mas tudo bem, conseguimos comprar pães, leite e frios! E fomos descobrir Budapeste, LINDA, com seus telhados coloridos e arquitetura antiga... Andamos muito... E claro queríamos comprar presentes legitimamente húngaros para a família toda, e cada loja que entravamos... nada de achar alguém que falasse inglês, foi então que Steve Jobs mais uma vez deu aquela  força, baixei um dicionário portuguêsXhúngaro, sokkal könnyebb volt!! Toda vez que precisava, escrevia no celular e mostrava a tradução para o vendedor! No segundo dia fomos aproveitar as famosas águas termais de Budapeste no Gellert Thermal Spa, passamos o dia entre as muitas piscinas de águas quentes, saunas e duchas. Adorei :)  
O terceiro dia era então o mais importante, era a hora de conhecer "O" lago, peguei todas as direções no hostel,  por que lá todos falavam inglês, tínhamos que pegar o metrô e fazer uma baldeação para chegar até a estação de trem, onde pegaríamos um trem para chegar a uma das muitas cidades que rodeiam o Balaton. 
E assim saímos do hostel com tudo anotado e planejado, eee... Na estação de metrô a máquina de bilhetes não funcionava, e é claro que as instruções estavam em húngaro, comecei a perguntar para todas as pessoas que também esperavam o metrô se alguém falava inglês, encontrei uma moça que falava "a little" e era muito gentil e na mímica me explicou que tínhamos que ir até a próxima estação para encontrar outra máquina, pois aquela estava quebrada. Assim fizemos e conseguimos  comprar o bilhete e pegar o metrôPara não perder a hora de descer eu fiquei o tempo todo com o mapa na mão e fui contando as estações de nomes impronunciáveis. 
Chegamos na estação de trem atrasadas e perdemos o trem que tinha sido indicado no hostel, fui à central de informações para saber qual o horário do próximo trem, fiz a pergunta em inglês, a atendente respondeu em húngaro, escreveu meia dúzia de coisas num papel e me entregou, eu disse que não tinha entendido, ela "deu de ombros" e chamou o próximo! Que raiva!!!! Eu fiquei com o papel na mão sem entender uma palavra do que estava escrito e sem saber para onde ir! Solução: juntar a mímica com AppleE conseguimos comprar os bilhetes!
Três longas horas depois, ELE aparecia na janela, MARAVILHOSO, me encheu os olhos de lágrimas vê-lo e saber que muitos anos depois eu e minha mãe retornávamos ao ponto de onde nossa família havia começado.
Andamos muito pela orla, demos comida aos patos e cisnes, molhamos os pés, e claro  que para toda pessoa que falava inglês eu contava a história da família e perguntava se havia alguém com o nome Balaton, e era incrível a cara de surpresa que eles faziam ao saber que tínhamos o sobrenome  do lago! Como me disse o garçom do restaurante Balaton, de fato "somos únicos".

Conhecer o lago Balaton é um sonho realizado! 

Pra quem pretende viajar ficam as dicas:


Minha mãe fez um cartão pré pago para viajar com bandeira da Amercam Express, NÃO recomendo, ninguém aceita! Tivemos dificuldades em todas as cidades que passamos, Budapeste, Balaton, Madrid, Lisboa, Porto enfim...sem opção acabávamos sacando dinheiro e pagando a taxa 2,50€ por saque.


Se você vai para um país que não usa o Euro, vá à casa de câmbio  com bastante antecedência,  algumas moedas são difíceis de encontrar. 


Se você tem um celular onde é possível baixar aplicativos, baixe um dicionário, mais uma vez meu iPhone ajudou muito! 

Para as viagens low cost é sempre importante lembrar, leve o minímo possível de peso na mala, você certamente vai voltar com compras e presentes. Levar uma balança de viagem também é sempre bom!


10 comentários:

  1. Muito bom o seu blog e em especial este post.... Essa cidade parece ser linda. Safaste-te muito bem mesmo sem saber falar húngaro, se calhar mesmo que fosses para um país como a China ou o Japão, não seria difícil comunicares com outras pessoas porque já tens experiência nisso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo, que bom saber gostas do blog!! Conhecer a Hungria foi mesmo maravilhoso!

      Excluir
  2. Adorei Mariana, até emocionei com o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, que bom que gostou! Olha eu tb dou uma espiada no teu blog e estou gostando muito! Quando voltar ao Porto marcamos qualquer coisa!

      Excluir
  3. Mariana, estou lendo postagem a postagem desde o início do blog!
    Parabéns, é muito ogranizado, tem informações muio úteis, e só nessas horas que estou lendo ele, tirei várias dúvidas!
    Estou embarcando para Coimbra em Janeiro, e eu peguei esse cartão da American :( que pena que ele e ruim..
    Qual a melhor opção que eu posso adquirir aqui no Brasil? eu serei bolsista da Universidade, eles vão depositar no Banco do Brasil, mas eu queria saber uma alternativa para usar aí como um débito normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, há agências especializadas em câmbio que tem opções de cartões com bandeira visa ou mastercard, acho que são mais aceitos por aqui!
      Mas recomendo mesmo que use seu cartão de débito do banco do Brasil, segundo me disseram (informação não confirmada com o banco) nesta opção a conversão é feita com valores do euro comercial, que menor que euro turismo usada para conversão nos cartões pré pagos!

      Excluir
  4. Ola mariana! tenho uma duvida, quando sua mãe passou na imigração em porto, eles foram tranquilos? pediram alguma documentação?
    Pq para ir para portugal nao precisa de visto ne!
    obrigada,
    carla v.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI!
      Eu fiz toda a documentação de visita no SEF, autentiquei documentos (12e por autenticação).. Quando ela passou pela imigração em Madrid... não pediram nem a passagem de retorno!

      Excluir
  5. Mari, vc saberia me informar se ao utilizar o cartão de débito do BB para saques a conversão real > florim húngaro é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nao tenho cartão do BB... Mas meu cartão Santander Portugal e o travel card da minha mãe funcionaram normalmente!

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)