Depois de matar toda a minha saudade do Porto, na companhia do meu pai e com passagens Low Cost, lá vou eu para Londres. Nestes 18 meses em que estive longe, algumas empresas mudaram a política em relação às malas, mas atenção ALGUMAS
Dicas de uma Brasileira para aqueles que pretendem se aventurar por Portugal!
Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com
terça-feira, 15 de julho de 2014
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Voltando à Portugal
Não dizem que o bom filho à casa torna? Pois bem... Mais de um ano depois da partida eu estou voltando à Portugal e ao Porto, cidade que aprendi a chamar de minha!
Já tenho tudo planejado! Sei onde quero comer e os lugares que quero ir... Ver o céu incrivelmente azul, sentir o vento frio que vem do Douro, ouvir o sotaque, ver as roupas penduradas nas janelas, simplesmente me sentir no Porto
Como eu já contei aqui, tenho bons motivos para dizer "EU NUNCA MAIS VÔO COM A IBÉRIA" então resolvi fazer uma rota alternativa e barata nesta época de alta temporada. Escolhi um voo da DELTA AIR LINES com escala em Nova Iorque, optei por uma escala longa de 13 horas assim da par aproveitar a cidade e comprar um computador novo, (to precisando). Mesmo o tempo de viagem sendo mais longo meu voo não foi cancelado sem aviso, não atrasou, as malas chegaram em perfeito estado, cada poltrona tem sua TV com muitos filmes a escolha inclusive com legendas em português, os banheiros estavam cheirosos, eles oferecem tapa olhos e protetor de ouvido a todos os passageiros e os comissários são gentis e ate tentam um "embromation".
Aí se eu soubesse disso antes... Mas fica a dica para quem ainda está escolhendo a passagem, NÃO VOE IBÉRIA!!
Já tenho tudo planejado! Sei onde quero comer e os lugares que quero ir... Ver o céu incrivelmente azul, sentir o vento frio que vem do Douro, ouvir o sotaque, ver as roupas penduradas nas janelas, simplesmente me sentir no Porto
Como eu já contei aqui, tenho bons motivos para dizer "EU NUNCA MAIS VÔO COM A IBÉRIA" então resolvi fazer uma rota alternativa e barata nesta época de alta temporada. Escolhi um voo da DELTA AIR LINES com escala em Nova Iorque, optei por uma escala longa de 13 horas assim da par aproveitar a cidade e comprar um computador novo, (to precisando). Mesmo o tempo de viagem sendo mais longo meu voo não foi cancelado sem aviso, não atrasou, as malas chegaram em perfeito estado, cada poltrona tem sua TV com muitos filmes a escolha inclusive com legendas em português, os banheiros estavam cheirosos, eles oferecem tapa olhos e protetor de ouvido a todos os passageiros e os comissários são gentis e ate tentam um "embromation".
Aí se eu soubesse disso antes... Mas fica a dica para quem ainda está escolhendo a passagem, NÃO VOE IBÉRIA!!
domingo, 14 de julho de 2013
A Partida, parte III: Reencontros
Daí que ninguém sabia da minha chegada, há muito tempo eu pensava em surpreender a todos, então, inventei uma data fictícia para minha chegada e uma última viagem pela Europa para justificar não usar mais o vídeo no Skype, afinal ninguém podia ver eu desmontando a casa para colocar nas 3 malas e mais de 100 kg de bagagem que eu trouxe para o Brasil!!
segunda-feira, 11 de março de 2013
A Partida parte II: a burocracia!
A proximidade do dia da volta para o Brasil não significou apenas fazer as malas. Antes disso foi preciso “encerrar” a vida em Portugal, e nessa hora descobri que a burocracia brasileira tem origem nas nossas raízes portuguesas! Então vamos a uma lista das últimas obrigações em terras Lusitanas.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
A Partida - parte I: a Odisseia.
Foi
na tarde fria de 20 de fevereiro que olhei pela última vez a minha casa e em
prantos fechei a porta. Aquele já não era mais meu endereço, e a minha rua já
não teria mais tantos azulejos. Com três malas para despachar e duas malas de
mão na calçada abracei os grandes amigos que fiz em Portugal e juntos colocamos
as malas no carro e partimos para o aeroporto. O sonho português de fato estava
no fim e era hora de voltar para o Brasil. Em todo o caminho eu fiquei reparando
os detalhes da cidade, tentando guardar na memória as pequenas belezas do
Porto.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
A melhor Lasanha do Porto
Como vocês já sabem, comida é o item número um na lista de coisas que tenho saudade, sou Paulistana com "P" maiúsculo e cheia de orgulho em dizer que em sampa come-se o melhor da culinária mundial e um dos meus pratos preferidos é a tal lasanha... um dos primeiros restaurantes que fui, lá estava ela no cardápio, eu sem pensar muito pedi minha iguaria! Que decepção... A lasanha além de pequenininha e fria no meio, vinha coberta de ketchup, sei que há quem goste de incrementar sua comida com ketchup, mas na lasanha!!??
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
PUC-SP x FCUP
Enfim,
posso dizer que minhas “obrigações” no Porto acabaram. A chegada do Carnaval
significa fim da época de exames e início de um novo semestre letivo. Agora
chegou o momento de me preparar para voltar ao Brasil – mas, mais do que isso,
também é hora de avaliar minha passagem pela Faculdade de Ciências da
Universidade do Porto (FCUP).
Se
eu gostei? Muito. A FCUP me proporcionou experiências que a PUC-SP não poderia,
tive aulas no maior hospital de oncologia do Porto, com professores premiados, conheci
de pertinho a rotina de um departamento de medicina nuclear, e isso não tem
preço, é talvez o mais valioso que levarei comigo para o Brasil.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Quanto custa morar no Porto??
Desde que comecei a escrever este blog recebo inúmeras perguntas, de todos os tipos, e hoje resolvi falar sobre dinheiro, que é uma questão muito recorrente!
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Uma Brasileira em Paris!
E foi assim que no fim do ano recebi mais algumas e valiosas visitas!
Para o Natal, minha grande amiga Mari cumpriu uma promessa feita ainda em terras brasileiras: deixou o maridão em casa e veio descobrir a Europa! Para a passagem de Ano, minha amada irmã e o cunhadão, com jeitinho, me convenceram que Paris seria o melhor destino, e assim foi feito! Quatro brasileiros com malinhas e passagens Low Cost rumo à Cidade Luz.
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Conhecendo Portugal
Portugal é um país pequeno, mas cheio de cidades com muita história para contar, não que eu seja a melhor guia turística, mas se derepente aparece aquele fim de semana "sem nada para fazer" acorde cedo e coloque o pé na estrada de comboio (trem) ou autocarro (ônibus) e vá descobrir um novo pedacinho desta terra maravilhosa!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Deixei meu coração no Brasil ?!
É hora do mi mi mi
Normalmente faço tento pose de durona, e cara de quem tem tudo sobre controle... Mas, sou do tipo emotiva, que se apaixona, que acha que o amor pode mudar o mundo (o meu mundo), choro, até com comercial de margarina!
Depois que fui aprovada para o intercambio, comecei a fazer mil planos, imaginar como seria a vida em outro país... como seria estar tão distante da família, dos amigos e de tudo que eu amava. Como seria deixar meu mundo para traz? Eu não sabia...
domingo, 2 de dezembro de 2012
A Pérola do Atlântico
Sabe quando você tem um fim de semana disponível e resolve que vai viajar, mas não sabe muito bem para onde quer ir? Então começa a procurar lugares baratos para conhecer, garimpando nos sites da Ryanair, eDreams e EasyJet, por exemplo... Foi assim que eu e uma amiga escolhemos a Madeira como destino. Mal sabia eu que ficaria apaixonada pela ilha!
domingo, 25 de novembro de 2012
Como estudar em Aveiro

Esta semana quem escreve para o Como estudar em Portugal é Renata Garbado, uma paranaense muito querida que esta em Aveiro pelo Ciência sem Fronteiras. Desde setembro morando na cidade que é conhecida como Veneza portuguesa, ela dá dicas bem bacanas para quem quiser passear ou até mesmo morar por lá. Já fui e garanto: é um lugar fofo, aconchegante, que merece muito uma visita!
Já que a Veneza Portuguesa não tem aeroporto, a melhor opção para chegar é de comboio. O serviço Alfa Pendular Porto–Aveiro–Lisboa é uma excelente opção. Em duas horas e meia chega-se a Aveiro vindo de Lisboa, com toda a comodidade - e, claro, por um preço maior! Mas para quem sai do Porto é possível pegar o comboio Urbano que faz a linha de Aveiro. Para esse o preço é de apenas 3€ e a viagem dura em média 1h. Outra opção para quem vem de Lisboa ou de outras cidades são os autocarros. Aveiro-Lisboa de autocarro demora umas 3 horas (com paragens).
domingo, 18 de novembro de 2012
Como Estudar em Lisboa
Bem, Lisboa é uma cidade belíssima com diversos locais de lazer, cultura e gastronomia. Porém, um ponto que deve ser levado em consideração no momento de visitar a capital portuguesa é que esses locais não estão concentrados em sua totalidade no centro de Lisboa, de forma que é necessário utilizar um meio de transporte para chegar a alguns deles. Então, segue a primeira dica, se fores ficar mais de 5
dias na cidade e quiseres andar a vontade em ônibus, metro e bondes considere
fazer o cartão VIVA LISBOA em regime de URGÊNCIA. Custa 12€ (cartão de
urgência) + 35€ (carregamento) e geralmente é emitido no mesmo dia. Entretanto,
se fores ficar poucos dias na cidade, existe a opção de comprar o bilhete
recarregável válido por 24 horas por 5€ e andar em todos meios de transporte ou
pagar separadamente cada viagem (aproximadamente 2€, ônibus/metros)
domingo, 28 de outubro de 2012
Malas Low Cost
Antes de sair do Brasil, sempre ouvia dizer que eu ia conhecer a Europa toda de trem, porque era muito barato! Chegando aqui, descobri com os portugueses, que barato mesmo é viajar com as tais companhias aéreas LOW COST. Aprendi os truques para escapar das armadilhas dos sites de compra e sempre pesquiso muito para pagar bem baratinho para viajar!
Mas veja bem, barato é viajar levando apenas a mala de mão, o que as vezes é um desafio! Eu já consegui passar 13 dias só com minha malinha, então aqui seguem as minhas dicas para não ultrapassar o limite de peso (10 Kg) e fugir da taxa por excesso de peso!
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
E vamos às compras! De novo...
Em Portugal temperatura cai rapidamente e o inverno começa dar seus sinais, o Sol das manhãs já não esquenta como antes e a noite que demorava à chegar, já dá o ar de sua graça pelas 19:30h... E chega acompanhada de vento, que vem do rio Douro e é gelado!
É hora de tirar os casacos, botas e cachecóis do armário e se preparar para o inverno!
E se você é como eu e não acha que frio é psicológico, quase congela só de pensar nas baixas temperaturas que nos espera, e não tem roupas adequadas para o inverno úmido que esta por vir, está é a hora de juntar seus eurinhos e ir às compras!
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Eleições municipais, o que fazer???
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Uma brasileira na Hungria!!!
E então com 1 dia de atraso mamãe chegou no Porto, (nem preciso dizer o arrependimento de comprar a passagem dela com a companhia mais barata) e mesmo com todo meu preparo emocional, já no caminho do aeroporto eu quase não segurava as lágrimas e o aperto no peito! Era uma alegria misturada com ansiedade, um nó na garganta que se desfez em lágrimas quando a vi! E finalmente pude ter aquele abraço, era a realização de um sonho que estava apenas começando!
domingo, 23 de setembro de 2012
A blogueira tá de volta!!!!
![]() |
| A Próxima temporada só em outubro, mas dá para ver tudo pela net!!! |
domingo, 9 de setembro de 2012
Um presente para o Brasil: tutorial!
Um sinal de saudade aguda crônica desesperada quase enlouquecedora é quando tudo que você vê, quer comprar para dar de presente! Para quem está deste lado do Atlântico então! Achamos que tudo é barato e tudo é "a cara" de alguém, mas se formos deixar para levar todos os presentes em nossas malas quando retornarmos ao Brasil... não há bolso, nem bolsa de estudo que consiga pagar pelo excesso de bagagem! Então pensei em mandar algumas coisas pelo correio! Claro, nada mais simples e prático que um Sedex! Doce ilusão, nada mais caro que uma encomenda para o Brasil, a partir de 25€ o kilo!
Assinar:
Postagens (Atom)
.jpg)


